O dono do Twitter/X, Elon Musk, mandou um recado, neste sábado, 17, ao encerrar as operações da big tech no Brasil. Conforme Musk, a culpa é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O povo brasileiro tem uma escolha a fazer: democracia ou Moraes”, diz um tuíte da empresa.
Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.
Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024
A mensagem veio acompanhada do anúncio segundo o qual o X está encerrando as operações no Brasil.
Conforme a empresa, Moraes ameaçou ontem o representante legal da big tech no Brasil “com prisão”, se a companhia não cumprisse as “ordens de censura” do juiz do STF. “Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”, informou o X, ao compartilhar o despacho.
Serviço vai continuar operando, apesar de ordens de Alexandre de Moraes
Mesmo com o fechamento do escritório do X no Brasil, os serviços continuarão operando.
“Apesar de nossos inúmeros recursos ao STF não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, revelou o X. “Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil.”
Leia também: “A verdade apareceu”, reportagem publicada na Edição 230 da Revista Oeste