Alvo da PF, prefeito diz que operação da PF é ‘perseguição política’

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), afirmou na manhã desta quinta-feira, 10, que a operação da Polícia Federal (PF) em sua casa foi um ato de perseguição política por parte do governo Lula. Manga disse ser a favor das investigações, até porque o caso envolve situações anteriores a sua gestão. Em entrevista à CNN, ele criticou, contudo, a forma como o processo se desenvolve. “O governo quer exposição na mídia”.

Manga acrescentou que esteve recentemente em Brasília, onde políticos o alertaram sobre a necessidade de reduzir o tom das críticas à gestão do governo federal, bem como a publicidade de suas ações è frente da Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo. “Eu já esperava por isso. Nos bastidores já haviam me avisado que viria ‘chumbo’”.

Prefeito: “Já vi esse filme com Marçal e Gusttavo Lima”

O prefeito reafirmou que o objetivo da operação é desgastar a imagem de um político que aparece em segundo lugar nas pesquisas para governador de São Paulo e de alguém que planeja lançar uma candidatura à presidência da República. 

“A gente já viu esse filme se repetir com outros nomes. Eu lembro que o Pablo Marçal, quando anunciou sua pré-candidatura a presidente, foi alvo de uma busca e apreensão da Polícia Federal. O Gusttavo Lima também teve o mesmo problema com a polícia. E mais recentemente o Caiado [governador Ronaldo Caiado, de Goiás]. Temos que separar os fatos. A investigação tem que acontecer, é bom que aconteça. Agora, o que vimos no dia de hoje é a politização da atuação da PF”, disse.

YouTube videoYouTube video

Ainda sobre a investigação, Manga destacou que as contas da Prefeitura sob a sua gestão foram 100% aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Quanto ao trabalho de busca e apreensão em sua casa, explicou que nada foi encontrado. “Acharam Nutella, Pokémon e bolo de cenoura”. 

Em um vídeo no seu perfil no Instagram, em que se aproxima de 3 milhões de seguidores, Manga mostra o momento em que os agentes da PF visitam a sua casa. Ele afirma que agora vai intensificar ainda mais a sua candidatura e diz claramente: “Eu não tenho medo de você, presidente Lula”.

Agentes da PF cumprem 28 mandados de busca e apreensão em Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, além de Vitória da Conquista, na Bahia. A apuração envolve a suspeita de desvios de recursos na área da saúde. 

+ Leia mais notícias de Política na Oeste





NOTÍCIA