Após morte de turista, vereadores querem municipalizar Floresta da Tijuca

Foto: Marcelo Piu (Prefeitura do Rio)

Após a morte de Jorge Alex Duarte, de 54 anos, turista que enfartou durante uma visita ao Cristo Redentor e morreu sem atendimento, os vereadores Cesar Maia (PSDB) e Flávio Valle (PSD) elaboraram um projeto para municipalizar a Floresta da Tijuca. O deputado federal Pedro Paulo (PSD) também entrou com o mesmo projeto junto à Câmara dos Deputados, em Brasília.

Para César Maia e Flávio Valle, a municipalização da Floresta da Tijuca permitirá uma gestão mais eficiente, com preservação ambiental e valorização e ampliação do turismo sustentável.

“A municipalização permitirá uma gestão mais eficiente, garantindo a preservação ambiental, a valorização do turismo sustentável e a participação da sociedade na proteção desse importante patrimônio natural. A Floresta da Tijuca é parte da história e da identidade do Rio. Com a municipalização, poderemos investir mais em infraestrutura, segurança e conservação”, afirmaram os vereadores à Veja Rio.

Nesta segunda (31), possíveis melhorias de visitação ao mirante foram debatidas na Comissão Permanente do Cristo Redentor, organizada depois do falecimento do turista gaúcho.

O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou que, após o trágico incidente, foi montada uma força-tarefa para agilizar a implementação das medidas de segurança em favor dos visitantes. Fonseca destacou ainda que houve uma unificação da gestão e da comunicação, “para levar ao consumidor a certeza de que todos os cuidados estão sendo cumpridos”.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em pareceria com o ICMBio, havia anunciado em dezembro, um plano de revitalização do Corcovado e de outras áreas do Parque Nacional da Tijuca, orçado em R$ 75 milhões. Os recursos seriam provenientes das concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras-Corcovado e utilizados nos próximos três anos.

A Floresta da Tijuca faz parte do Parque Nacional da Tijuca e divide a cidade entre as Zonas Sul e Norte. A área é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia do Ministério do Meio Ambiente.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

diario do rio whatsapp Após morte de turista, vereadores querem municipalizar Floresta da Tijucaddr newsletter Após morte de turista, vereadores querem municipalizar Floresta da Tijuca

NOTÍCIA