Arnaldinho Borgo é reeleito com 79,04% dos votos em  Vila Velha

O prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) foi reeleito, em Vila Velha, na Grande Vitória (ES), com 79,04% dos votos. Neste domingo, 6, o atual chefe do Executivo obteve o apoio de 193.451 eleitores nas urnas. Para o próximo mandato, que começa em 1º de janeiro de 2025 e vai até dezembro de 2028, ele terá Cael Linhalis (PSB) como vice-prefeito.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Borgo superou cinco adversários nas urnas: coronel Ramalho, do PL, que ficou em segundo lugar, com 17,20% dos votos; João Batista Babá, do PT, com 2,59%; Professor Nicolas Trancho, do Psol, com 0,76%; Maurício Gorza, do PSDB, com 0,23%; e Gabriel Ruy, do Mobiliza, com 0,18%.

+ Pablo Marçal se manifesta, depois de ficar fora do segundo turno em São Paulo

O pleito em Vila Velha registrou 2,96% de votos nulos e 2,69% de votos brancos, totalizando 7.683 e 6.973 votos, respectivamente.

Borgo acompanhou a contagem final de votos junto de seus apoiadores no Comitê Central de Campanha, localizado em Jardim Colorado.

Trajetória de Arnaldinho Borgo antes de ser prefeito

Nascido em Vila Velha, Arnaldinho Borgo é casado e pai de dois filhos. Antes de ser prefeito, ele foi vereador da cidade por dois mandatos, em 2012 e 2016. Em 2018, candidatou-se a deputado estadual, mas ficou como suplente. Em 2021, foi eleito prefeito, com 79,3% dos votos válidos.

Promessas e compromissos para o novo mandato

Na eleição de 2024, Borgo declarou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) um patrimônio de R$ 420 mil. Além do Podemos, sua candidatura contou com o apoio de 11 partidos, incluindo PSB, MDB e Republicanos. Entre suas promessas para o próximo mandato está a despoluição do Canal da Costa em um ano e a instalação de radares em 20 vias críticas.

arnaldinho_borgoarnaldinho_borgo
‘Fizemos uma campanha limpa’, disse Arnaldinho Borgo | Foto: Divulgação/Redes sociais

Na área da educação, o prefeito reeleito se comprometeu a aumentar o número de escolas em tempo integral e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade de 5,8 para 6,4, nos próximos três anos.

Leia também: “Eleições: alvos de inquéritos de Moraes são eleitos em SC e ES“

“Fizemos uma campanha limpa, propositiva, e agradeço o carinho que recebi durante esta campanha e a todos que contribuíram com o processo de transformação que implantamos e que colocou Vila Velha como cidade protagonista do Espírito Santo”, disse o prefeito à imprensa local. “Esperamos continuar fazendo a cidade avançar ainda mais nos próximos quatro anos”.



NOTÍCIA