Bagunça na Orla – Bastidores do Rio

Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Bagunça na orla
Uma audiência pública superpolêmica movimentou a Câmara Municipal esta semana. Tratando das regras de funcionamento das atividades econômicas que ocorrem na orla carioca, o evento debateu um decreto bastante rígido do prefeito Eduardo Paes sobre o tema e deixou claro que o ato do alcaide só existiu como “puxão de orelha” para forçar os setores a discutir com um de seus queridinhos, o vereador Flávio Valle, que busca protagonismo para seu projeto de lei que trata do mesmo tema.

Bagunça na orla II
Todos os discursos falaram, a todo momento, sobre o impacto turístico da orla e suas atividades, como quiosques, barracas, ambulantes, escolinhas esportivas, grandes eventos etc. Tanto é que a audiência foi convocada pela Comissão de Turismo da Câmara, presidida por Valle.

Bagunça na orla III
Anunciada no site da Câmara Municipal como autoridade que estaria presente, a secretária da pauta tratada, o Turismo, Daniela Maia, não apareceu.

Bagunça na orla IV
Parte dos debates tratou da cultura carioca representada pelas rodas de samba e música ao vivo que acontecem na praia. Alguns oradores falavam que a proibição prevista no decreto seria um ataque à cultura do Rio, que Eduardo Paes sempre diz defender. O secretário de Cultura, Lucas Padilha, também não deu as caras.

Bagunça na orla V
A vereadora fashionista Talita Galhardo teve a melhor sacada da audiência, quando disse que todos os afetados pelo decreto foram pegos de surpresa pelos termos dele, exceto o vereador Flávio Valle, que deve ter visto antes o teor do texto que, de uma hora pra outra, levantou a bola do seu projeto de lei. Coincidência, claro.

Bagunça na orla VI
Empresários acharam o decreto um terremoto desnecessário e anacrônico só pra dar um susto e fazer todo mundo ter que debater com Valle.

Caixeiro viajante
Não são só Paes e Castro que ficam viajando vendendo o Rio de Janeiro. O vereador Rodrigo Vizeu vai terça para São Paulo conversar com o presidente da Shopee Brasil para falar sobre diminuição das taxas, parcerias para o Rio de Janeiro, falar sobre a importância do combate à pirataria e produtos que colocam em risco a saúde e a segurança dos consumidores, e ajustar algumas parcerias para que a empresa possa ajudar algumas ONGs que cuidam dos animais.

Caixeiro viajante II
Volta no mesmo dia, mas quinta está em São Paulo de novo para reunião com o presidente e diretoria da FEBRABAN para trazer a plataforma Meu Bolso em Dia.

Devo, não nego
A Lei Tributária do município já estipulava que o cidadão tem que ser ressarcido sempre que, por ventura, pagar um imposto ou taxa à prefeitura em duplicidade. No entanto, no melhor estilo “pago quando puder”, não havia prazo para essa restituição.

Devo, não nego II
Mas isso não vai ficar assim: projeto de lei que acaba de ser apresentado pelo vereador Rafael Aloisio Freitas fixa em 15 dias o prazo do ressarcimento.

Pela cultura
O presidente Lula recebeu uma comissão da manifestação dos servidores federais da Cultura no Capanema durante a cerimônia de entrega do Capanema e da Ordem do Mérito Cultural.

Cães em apartamentos
O Patas & Rolhas, bar de vinhos e cafeteria pet friendly na Tijuca, pensado para criar conexões e estimular a adoção de animais de estimação, vai promover nesta quarta-feira, dia 21 de maio, o “Cãoversa – Cães em Apartamentos: boas práticas para um cão mais saudável e comportado”. O encontro será a partir das 19h30, na Rua Uruguai, 345, loja B.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

diario do rio whatsapp Bagunça na Orla - Bastidores do Rioddr newsletter Bagunça na Orla - Bastidores do Rio

NOTÍCIA