O comediante Leo Lins vai realizar mais uma edição do show Peste Branca, a partir das 20h deste domingo, 8, no teatro do Hotel Palace, em Poços de Caldas (MG). No que depender do candidato a vereador Darlei Carlevatto (Solidariedade), a apresentação, no entanto, não irá ocorrer. Pelas redes sociais, o político avisou que tentará censurar o humorista.
Estreante na política, Carlevatto externou a sua irritação com vídeo promovido por Lins no sábado 7. O humorista divulgou material em que, com bom humor, destaca alguns dos problemas locais — o que ele faz com quaisquer outras cidades onde se apresenta, a partir de dados e informações repassados por seus seguidores.
Em vídeo divulgado no Instagram na manhã deste domingo, o candidato a vereador afirma que o comediante falou “coisas horríveis” sobre Poços de Caldas. Sem nunca ter sido eleito para exercer cargo público, ele se colocou como representante de “qualquer outro cidadão” do município, que tem cerca de 160 mil habitantes e fica na divisa de Minas Gerais com São Paulo. Em tom ameaçador, Carlevatto ainda afirmou que Lins “precisa tomar muito cuidado” e afirmou que ele não seria bem-vindo na “nossa cidade”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na sequência do vídeo, o integrante do Solidariedade externa o seu desejo de censurar o show de Leo Lins. “Vamos entrar com ação para tentar cancelar esse show”, disse. “Vamos fazer um movimento para tirar esse cara de Poços de Caldas.”
Respostas de Leo Lins diante da tentativa de censura
Como resposta, o humorista, num primeiro momento, ironizou a tentativa de censura e fez piada com o político. “Amigo, você quer ser vereador?”, indagou. “Tu não arrumou os buracos da sua testa, vai arrumar o das ruas?”
Na sequência, Lins compartilhou o vídeo de Carlevatto em seu perfil no Instagram, plataforma em que soma 2,8 milhões de seguidores. O humorista aproveitou para fazer menção a um ministro do Supremo Tribunal Federal: “Alexandre de Moraes lançando tendência.”
No Instagram, Carlevatto informa ser estudante de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Na tentativa de promover censura a Leo Lins, o candidato a vereador também divulgou um vídeo em seus stories, no qual acusa o humorista de estar “defamando” [sic] Poços de Caldas — aparentemente, ele tentou se referir a difamação, um dos crimes contra a honra, conforme o Código Penal.
Natural de Poços de Caldas, Darlei Roberto da Silva, que se apresenta como Daniel Carlevatto, tem 43 anos e se candidata pela primeira vez a algum cargo público. À Justiça Eleitoral, informou ser empresário — apesar de ter declarado não possuir nenhum bem algum.
Leia também: “Pare o riso”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 165 da Revista Oeste
E mais: “É proibido rir”, por Evellyn Lima e Anderson Scardoelli