Cláudio Castro defende polícias e cobra endurecimento de penas em reunião com governadores

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participou da XVI Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Brasília, nesta terça-feira (10). O encontro teve como principais temas a PEC da Segurança Pública, a Reforma Tributária e a saúde.

Defesa das polícias:

Castro criticou a narrativa de criminalização das polícias e defendeu a necessidade de uma legislação mais rígida para o combate ao crime. “É preciso destacar que estamos vivendo um momento de criminalização das polícias, que atuam para proteger a população. Mas começar a criminalizar a polícia é entregar a chave para a bandidagem”, afirmou.

Preocupação com a PEC da Segurança:

O governador manifestou preocupação com a PEC da Segurança Pública, que pode gerar conflitos de competência entre estados e União. Ele defendeu a necessidade de um debate amplo para que a proposta seja aperfeiçoada.

Mudanças na legislação:

Castro reforçou a importância de mudanças na legislação para fortalecer o combate ao crime organizado, incluindo alterações nas regras de reincidência e na concessão de liberdade provisória.

Reforma Tributária:

Os governadores também debateram a Reforma Tributária e defenderam a manutenção da Substituição Tributária na PEC, além de discutir a possibilidade de isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês, com a devida compensação aos estados pela perda de arrecadação.

Saúde:

Os governadores também discutiram o Programa Mais Acesso a Especialistas, do Ministério da Saúde, que visa reduzir as filas de espera no SUS.

União contra o crime:

O ministro Ricardo Lewandowski participou da reunião e reforçou que a PEC da Segurança é uma proposta de Estado, e não de governo, e que todos os governantes estão unidos no combate à criminalidade.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro defende polícias e cobra endurecimento de penas em reunião com governadores

NOTÍCIA