O tradicional Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, localizado Largo do Machado, no bairro do Catete, na Zona Sul do Rio, terá o seu nome mudado para Senor Abravanel, nome de nascimento de Silvio Santos. O comunicador, que faleceu em agosto, aos 93 anos, de uma broncopneumonia após infecção por H1N1, estudou no Amaro Cavalcanti. A mudança foi publicada, nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, segundo O DIA.
O empresário se formou em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti, atual Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado. Senor Abravanel cursou o ensino fundamental na antiga Escola Primária Celestino da Silva, hoje Escola Municipal de mesmo nome, localizada na Rua do Lavradio, no Centro da capital.
Filho de imigrantes judeus, Silvio Santos nasceu em 17 de dezembro de 1930, no Centro do Rio. Primogênito em uma família de seis irmãos, Senor passou muitas dificuldades, já que a família Abravanel tinha uma condição financeira modesta.
Ainda muito jovem, Silvio Santos manifestou espírito empreendedor. Durante as eleições de 1946, ele encontrou um jeito de ganhar dinheiro vendendo capas de plástico para títulos de eleitor nas ruas. Esperto, adotou uma estratégia para convencer os compradores, dizia que a capa na sua mão era última unidade. Começava aí a trajetória de um grande vendedor, a qual desempenhou magistralmente juntamente com a de comunicador.
A entrada no universo da comunicação seu deu através do rádio, ao participar de um concurso de locutores na Rádio Guanabara. Na ocasião, chegou a competir com Chico Anysio, que perdeu para ele. Em 1961, apresentou o seu primeiro programa de televisão, o “Vamos Brincar de Forca”, exibido pela TV Paulista. Silvio também teve programa próprio na TV Globo. Em 1981, ele fundou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Silvio Santos de casou duas vezes e teve seis filhas, que estão à frente do império por ele deixado. O destaque é Patricia Abravanel, que apresenta o programa Silvio Santos aos domingos.