A poucos dias das eleições municipais na cidade do Rio de Janeiro, o cenário eleitoral ganha um reforço de segurança e operações especiais. No próximo domingo (6), as eleições vão contar com a presença das Forças Armadas em 32 dos 92 municípios fluminenses, incluindo a capital, além de 15 cidades da região metropolitana, sendo nove na Baixada Fluminense. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), o Exército, a Marinha e a Aeronáutica atuarão em cerca de 500 locais de votação e nas principais vias expressas.
As ações foram apresentadas em uma reunião do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi) do TRE-RJ. O grupo é formado por representantes de forças de segurança que atuam na prevenção e repressão de condutas criminosas que possam comprometer a normalidade do pleito. Os militares reforçarão a segurança e prestarão apoio logístico.
A presença das militares nas eleições foi solicitada pelo TRE ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com apoio do Governo do Estado. Em entrevista ao Jornal O GLOBO, o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou que as Forças Armadas vão atuar em pontos estratégicos. “A Marinha, por exemplo, vai atuar mais na parte logística. Vai nos ajudar na região costeira, em especial no Sul do estado, em Paraty e Angra dos Reis. Além de ser a Marinha quem faz o transporte das urnas para Paquetá e Ilha Grande”, afirma Figueira.
O desembargador também mencionou, em declaração à Agência Brasil, o planejamento cuidadoso da operação e as promessas na ação. “Nós alteramos 53 locais de votação por motivos de segurança, o que simplificou a operação logística. Assim, os eleitores votarão em locais mais protegidos, livres de influências e pressões externas, e o excedente de efetivo mobilizado para esses locais será otimizado, com distribuição orientada pela inteligência”, comenta.
A Polícia Militar fará a segurança e distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação de todo o estado e dará apoio à fiscalização eleitoral. Os policiais atuarão ainda nas escoltas preparatórias das urnas eletrônicas, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.
Na cidade do Rio, a Guarda Municipal dará apoio à segurança de 99 seções e atuará na orientação do trânsito, garantindo a livre circulação de eleitores durante o período de votação.
Veja abaixo a lista completa dos locais:
Região Metropolitana
- Rio de Janeiro
- Niterói
- Itaboraí
- Maricá
- São Gonçalo
- Tanguá
- Belford Roxo
- Duque de Caxias
- Itaguaí
- Japeri
- Mesquita
- Nova Iguaçu
- Queimados
- São João de Meriti
- Seropédica
Região dos Lagos
- Araruama
- Armação dos Búzios
- Cabo Frio
- Casimiro de Abreu
- Rio das Ostras
- Saquarema
Norte Fluminense
- Campos dos Goytacazes
- Macaé
- Quissamã
Noroeste Fluminense
- Aperibé
- Itaperuna
- Miracema
- Santo Antônio de Pádua
Centro-Sul Fluminense
- Barra do Piraí
- Barra Mansa