A Prefeitura do Rio realizou, neste domingo (16), uma coletiva para alertar e orientar a população sobre o forte calor que deve afetar a cidade nos próximos dias. Com termômetros podendo ultrapassar os 40°C nesta segunda (17) e terça-feira (18), o município corre o risco de atingir o nível de calor (NC) 4.
Este nível ocorre quando os índices de calor ficam entre 40°C e 44°C por pelo menos três dias consecutivos, com uma previsão de aumento da intensidade. Caso atinja, essa seria a primeira vez que o Rio alcançaria o NC4.
Os blocos vão continuar rolando
Na coletiva, o prefeito Eduardo Paes (PSD) afirmou que não há previsão de suspensão dos blocos de rua durante o carnaval, mas fez um apelo aos foliões: “Hidratem-se mais!”. Ele destacou que, embora não queira restringir a diversão, é essencial que cuidados com a saúde sejam tomados devido ao intenso calor previsto para os próximos dias.
A preocupação com as altas temperaturas é grande, principalmente após a morte de uma fã por exaustão térmica durante o show de Taylor Swift no Engenhão, em 2023, o que impulsionou a criação desse protocolo em 5 estágios, o qual inclui ações preventivas a partir do NC3, com mais restrições e cuidados em níveis mais elevados.
Medidas de segurança
Caso o Rio alcance o NC4, a prefeitura informou que várias medidas serão implementadas para minimizar os impactos do calor intenso. Entre as ações previstas estão:
- Abertura de pontos de resfriamento: Serão disponibilizados locais como Naves do Conhecimento, Parques e Vilas Olímpicas para oferecer alívio à população.
- Parada para hidratação: Funcionários expostos ao sol terão intervalos programados para se hidratar e evitar complicações relacionadas ao calor.
- Suspensão de eventos: Caso os organizadores de eventos não adotem medidas de adaptação ao calor, grandes eventos poderão ser cancelados.
- Transferência de aulas de Educação Física: Para proteger os alunos, as aulas serão transferidas para espaços cobertos durante os dias mais quentes.
Fevereiro está sendo muito quente e seco
O Rio enfrenta um fevereiro muito quente e seco. A prefeitura destacou que a cidade vive uma massa de ar quente que dificulta a ocorrência de chuvas, com índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%, principalmente no período da tarde.
A previsão é que a cidade atinja novos recordes de temperatura, com a possibilidade de ser um dos meses de fevereiro mais secos já registrados. As autoridades orientam a população a se manter hidratada, evitar a exposição solar excessiva e procurar os pontos de resfriamento.