Como justificar o voto? – Diário do Rio de Janeiro

Imagem criada por inteligência artificial

Os eleitores que não puderem comparecer às urnas neste domingo, 6 de outubro de 2024, para o 1º turno das eleições, têm algumas opções para justificar a ausência. A justificativa pode ser feita no dia da votação ou em até 60 dias após o pleito.

Justificativa no dia da votação

A justificativa pode ser realizada de maneira on-line, por meio do aplicativo e-Título, disponível para as plataformas iOS e Android. O app é acessível para eleitores com o título eleitoral regular ou suspenso. No entanto, quem estiver com o título cancelado não poderá usar o aplicativo. Para evitar problemas técnicos, o e-Título só poderá ser obtido ou atualizado até o sábado, 5 de outubro, antes da votação.

Os eleitores que já têm o app devem acessar o menu “Mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência”. Além disso, o e-Título permite localizar os pontos de justificativa presencial próximos ao eleitor.

Quem optar pela justificativa presencial pode comparecer a um cartório eleitoral ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral. Outra opção é preencher um formulário de justificativa eleitoral e entregá-lo nas mesas receptoras de votos ou de justificativas nos locais informados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e Cartórios Eleitorais.

Justificativa após o dia da eleição

Os eleitores que não justificarem a ausência no dia da votação podem fazê-lo até 5 de dezembro de 2024 para o 1º turno, e até 7 de janeiro de 2025 para o 2º turno. Isso pode ser feito pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica.

Se o eleitor estiver em seu domicílio eleitoral, mas não puder votar por motivo justo, o prazo para justificar é o mesmo: até 5 de dezembro para o 1º turno e até 7 de janeiro de 2025 para o 2º turno. Após o dia da votação, a justificativa pode ser feita presencialmente em um cartório eleitoral ou enviada pelo correio.

Multa por ausência não justificada

Caso a justificativa não seja aceita ou seja feita fora do prazo, o eleitor terá que pagar uma multa de R$ 3,51 por turno. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da multa pode ser emitida no site da Justiça Eleitoral, com a possibilidade de quitação via PIX ou cartão de crédito.

Eleitores no exterior

Os eleitores que estiverem fora do Brasil no dia da eleição devem apresentar documentos que comprovem a ausência, como passagens, cartões de embarque ou carimbos no passaporte. O prazo para a apresentação da justificativa é de 30 dias após o retorno ao Brasil.

A justificativa pode ser entregue ao cartório eleitoral por terceiros, desde que contenha a assinatura do eleitor. No entanto, a justificativa feita no dia da eleição só pode ser apresentada pelo próprio eleitor.

Consequências da falta de justificativa

Quem não votar nem justificar sua ausência ficará em débito com a Justiça Eleitoral e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Eleitores que faltarem a três turnos consecutivos sem justificativa terão o título de eleitor cancelado. Enquanto o título não for regularizado, o eleitor ficará impossibilitado de realizar diversas ações, como tirar passaporte, participar de concursos públicos ou renovar matrícula em instituições de ensino oficiais.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Como justificar o voto?

NOTÍCIA