O ex-procurador da República Deltan Dallagnol (Novo-PR) pediu para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue as declarações da cantora Jojo Todynho. A influenciadora disse ter recebido uma oferta de R$ 1,5 milhão para apoiar a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.
“Encaminhei uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República, pedindo uma investigação sobre a declaração da cantora Jojo Todynho, de que ela e outros artistas receberam propostas milionárias em troca de apoio à candidatura de Lula nas eleições de 2022”, escreveu Dallagnol no Twitter/X.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Durante entrevista a um podcast da Brasil Paralelo, Jojo foi questionada se já tinha recebido propostas para apoiar políticos. Ela respondeu que sim. “Ah, já tive”, disse. “Me ofereceram R$ 1,5 milhão para fazer campanha quando o Lula veio candidato a presidente. E eu falei que não.”
Jojo declarou ainda que a oferta não foi exclusiva e disse que outros artistas teriam aceitado pagamentos para fazer campanhas políticas. “Todos os artistas que fizeram campanha política ganharam money [dinheiro, em português]”, afirmou.
Para Dallagnol, as revelações da cantora são gravíssimas e apontam para a possível prática dos crimes de caixa dois eleitoral, corrupção e lavagem de dinheiro, além de indicarem um potencial abuso de poder econômico por parte da campanha de Lula.
“O possível uso de recursos milionários à margem da contabilidade oficial, para montar e manter uma suposta rede de artistas e páginas de fofoca em apoio a Lula, tem potencial de atingir milhões de eleitores brasileiros, que formam seus posicionamentos políticos com base na opinião desses influenciadores, o que pode ter desequilibrado a disputa eleitoral”, disse o ex-deputado federal.
Na notícia-crime, Dallagnol sugeriu que a PGR ouça todos os artistas que declararam apoio a Lula em 2022, para que esclareçam se receberam pagamentos em troca desse apoio.
Leia também: “SBT emite nota sobre possível contratação de Jojo Todynho no ‘Fofocalizando’”
“Se isso se confirmar, será a comprovação da absoluta degradação moral da classe artística brasileira, que seria subornada para declarar apoios políticos, escondendo que recebeu dinheiro para fingir que tais apoios são fruto de convicções pessoais”, concluiu Dallagnol.
🚨 Encaminhei uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República, pedindo uma investigação sobre a declaração da cantora Jojo Todynho, de que ela e outros artistas receberam propostas milionárias em troca de apoio à candidatura de Lula nas eleições de 2022.
Segundo Jojo, apenas… pic.twitter.com/92msDfi4OX
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) November 26, 2024
Gleisi Hoffmann nega falas de Jojo Todynho
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, reagiu às declarações de Jojo Todynho e negou que a campanha de Lula tenha oferecido pagamento em dinheiro em troca de campanha.
“É mentira deslavada que a campanha eleitoral de Lula tenha oferecido dinheiro para Jojo Todynho, e ela terá de responder por isso”, escreveu Gleisi.
Leia também: “Jojo Todynho desiste de candidatura política em 2026”
“Não teve oferta para ela nem para nenhum dos muitos artistas que apoiaram voluntariamente”, acrescentou. “Está na cara que as redes da extrema direita colocaram esse assunto em pauta para desviar atenção do indiciamento de Bolsonaro e sua quadrilha.”