

eputados conservadores da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) manifestaram entusiasmo com a posse do presidente Donald Trump nos Estados Unidos e suas promessas de pôr fim à chamada “agenda woke”. Durante seu discurso de posse, nesta segunda-feira (20), Trump reafirmou suas intenções de eliminar políticas de gênero no país, enfatizando que “só existem homem e mulher”. Em declarações anteriores, ele já havia sido categórico: “Vamos acabar com essa insanidade de transgêneros, tirar isso tudo das nossas escolas. Vamos manter os homens fora dos esportes femininos.”
Parlamentares do PL usaram suas redes sociais para celebrar o posicionamento de Trump. Thiago Gagliasso e Renan Jordy destacaram trechos do discurso do presidente americano, enquanto Alan Lopes, também do PL e presidente da Comissão de Educação da Alerj, comentou em tom provocativo: “Hoje a esquerda chora, e a direita vibra.” Lopes também resgatou uma foto de campanha nas redes sociais, onde ele e o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), aparecem vestindo camisetas com a imagem de Trump e o slogan “Make America Great Again”.
A posse do republicano também despertou manifestações de otimismo para o futuro político no Brasil. Rodrigo Amorim, deputado do União e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, publicou uma arte com a frase “2026 é logo ali”, ilustrada pelos presidentes da Argentina, Javier Milei, de Trump e do ex-presidente Jair Bolsonaro. A imagem sugere a esperança de que Bolsonaro volte à Presidência da República na próxima eleição.
Outro parlamentar do PL, Márcio Gualberto, que lidera a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj, compartilhou uma publicação do jornalista norte-americano Glenn Greenwald. No post, Greenwald rebate críticas de setores progressistas que afirmavam que Bolsonaro não teria sido convidado para a posse de Trump. “A equipe de posse de Trump confirmou ao ‘Wall Street Journal’ que Bolsonaro foi convidado”, escreveu o jornalista, destacando que o atual presidente brasileiro, Lula, não recebeu convite para a cerimônia.
O tom religioso também marcou as reações. O deputado Filippe Poubel (PL) celebrou a participação de Trump em eventos comemorativos da posse ao lado da primeira-dama, Melania Trump, com um vídeo em que o casal acompanha uma queima de fogos ao som de músicas de louvor. Poubel comentou: “Um novo tempo está prestes a surgir no mundo! Trump participa de evento comemorativo do jeito certo. Louvando!”