O pleito em uma das capitais mais importantes para o agronegócio, Cuiabá (MT), foi acirrado e marcado pela disputa ideológica. Abílio Brunini (PL) venceu Lúdio Cabral (PT) com 53,78% dos votos válidos neste segundo turno, realizado no domingo 27.
O candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu mais de 163 mil votos, enquanto que o nome do presidente Lula contabilizou cerca de 140 mil — o equivalente a 46% do eleitorado de Cuiabá, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A disputa pela Prefeitura de Cuiabá foi acirrada, assim como em outras cidades, como Campo Grande, Fortaleza e Curitiba. Na capital de Mato Grosso, as pesquisas eleitorais ainda mostravam um empate técnico entre Lúdio e Abílio.
Quem é Abílio, novo prefeito de Cuiabá
Abílio Jacques Brunini Moumer, conhecido como Abílio Brunini, tem 40 anos. Nascido em Cuiabá, é formado em Arquitetura. Atualmente, exerce o cargo de deputado federal por Mato Grosso, depois de uma trajetória marcada por disputas eleitorais expressivas.
Sua carreira política começou com sua eleição como vereador de Cuiabá em 2016, pelo PSC. Em 2020, ele concorreu à prefeitura da capital pelo Podemos, obtendo a primeira colocação no 1º turno com 90.631 votos. No entanto, foi derrotado no 2º turno por Emanuel Pinheiro (MDB), que garantiu a reeleição com 51,17% dos votos válidos.
Nas eleições de 2022, Abílio Brunini se consolidou como uma das principais forças políticas do Estado. Ele foi o segundo candidato mais votado para deputado federal em Mato Grosso, conquistando 87.072 votos, representando 5,03% dos votos válidos. Em sua cidade natal, Cuiabá, foi o mais votado, o que reforça sua popularidade local e sua crescente influência no cenário estadual.