O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou, nesta segunda-feira (9), uma cerimônia para homenagear dois importantes magistrados, dando seus nomes ao Fórum Central e ao prédio que abriga o Museu da Justiça.
Fórum Central passa a se chamar “Fórum Desembargador Antonio Jayme Boente”:
O Fórum Central, localizado na Avenida Erasmo Braga, passou a se chamar Fórum Desembargador Antonio Jayme Boente, em homenagem ao magistrado que atuou na justiça de primeira instância e no TJRJ.
“Hoje é um dia muito especial para mim. O Boente foi um amigo de longa data. Eu me sinto muito feliz hoje por estar homenageando-o com o nome do prédio do Fórum Central. Ele foi um grande magistrado, Deus o levou precocemente”, afirmou o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
Filho do homenageado agradece:
Pedro Boente, filho do desembargador Antonio Jayme Boente, agradeceu a homenagem em nome da família. “Agradeço em nome do meu pai, orgulhosamente, por essa homenagem que simboliza o reconhecimento por toda a dedicação por ele investida nessa casa”, disse.
Trajetória do desembargador Boente:
Formado em Direito pela UERJ, Antonio Jayme Boente ingressou na magistratura em 1991. Atuou como juiz criminal, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, e ocupou cargos de destaque no TJRJ. Faleceu em 2022, aos 62 anos.
Museu da Justiça homenageia desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro:
O prédio do Antigo Palácio da Justiça, onde hoje funciona o Museu da Justiça, passou a se chamar Desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, em homenagem ao magistrado que presidiu o TJRJ de 1916 a 1924.
Presidente do TJRJ destaca a importância da homenagem:
“Foi o presidente que ficou mais tempo na chefia do Poder Judiciário e também o que idealizou a construção deste prédio. Isso é muito importante para que nós conservemos a memória daqueles que nos antecederam”, afirmou o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
Descendente do homenageado relembra sua história no prédio:
O desembargador Fábio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro, descendente do homenageado, relembrou sua atuação no prédio como presidente do Tribunal do Júri.
Trajetória do desembargador Caetano Pinto de Miranda Montenegro:
Formado em Direito pela USP, Caetano Pinto de Miranda Montenegro foi o presidente que mais tempo chefiou o TJRJ.