Freixo e João Campos firmam parceria para fortalecer audiovisual brasileiro

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo (PT), e o prefeito de Recife, João Campos (PSB), anunciaram nesta sexta-feira (04) a criação da Recife Film Commission, um programa voltado para facilitar e estimular produções audiovisuais na cidade. A iniciativa busca agilizar autorizações, centralizar demandas e reduzir a burocracia para produtoras que desejam gravar na capital pernambucana.

“A gente tem apoiado a criação de Film Commissions porque queremos avançar na criação de uma Film Commission brasileira. Hoje, por exemplo, 44% dos norte-americanos viajam baseados em algum filme ou série que assistiram. As pessoas escolhem destinos a partir do que entra nas suas casas. O audiovisual pode e deve ser um grande parceiro do turismo, tendo o Brasil como cenário de produções para promover nosso país como destino. E Recife tem muitos cenários, muita cultura para poder mostrar às pessoas e trazer cada vez mais gente para cá. João Campos tá de parabéns pela novidade”, destacou Marcelo Freixo.

O prefeito João Campos, que recebeu o presidente da Embratur para um almoço, comemorou a criação da Film Commission, destacando a vocação da capital pernambucana para o audiovisual brasileiro.

“Recife é um celeiro de talentos no audiovisual, e hoje demos mais um passo pra fortalecer esse setor que movimenta nossa cultura e economia. Criamos o Recife Film Commission, que vai agilizar autorizações, centralizar demandas e reduzir burocracias pra quem grava na cidade. A iniciativa garante mais planejamento, menos impacto urbano e um ambiente estratégico pra atrair produções. Também conecta profissionais, divulga locações e impulsiona o Recife como cenário de filmes, séries e comerciais” destacou João Campos.

A coordenação do Programa Recife Film Commission será de responsabilidade das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura, garantindo a integração entre políticas públicas para o fortalecimento da indústria audiovisual como vetor de desenvolvimento para o Recife. Como primeiro e imediato impacto, a iniciativa visa centralizar e agilizar a tramitação de demandas referentes a autorizações, licenças de gravação e outros serviços públicos municipais essenciais para o setor.

Além de impulsionar o já premiado audiovisual local, a Film Commission contribuirá para setores econômicos como hotelaria, gastronomia, transporte e serviços, que se beneficiam diretamente do crescimento das produções audiovisuais na cidade.

Nos últimos anos, Recife tem se consolidado como um polo criativo e inovador no cinema e na televisão. Com essa nova estrutura, a expectativa é fortalecer ainda mais a presença da cidade no cenário nacional e internacional.



NOTÍCIA