Fuad Noman segue na UTI e renova licença da Prefeitura de BH

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), seguirá afastado da função por mais 15 dias. Na tarde desta sexta-feira, 17, a equipe médica do político anunciou a prorrogação da licença.

Os médicos também informaram que o prefeito permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, que fica na capital mineira. Noman está internado na UTI desde o dia 3 de janeiro. Ele trata de pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Oficialmente, está de licença desde 4 de janeiro.

No novo boletim médico, no qual anunciou-se a prorrogação do afastamento por mais 15 dias, os médicos Enaldo Melo de Lima e Anselmo Dornas Moura, coordenadores do Mater Dei, indicam melhora no quadro clínico do prefeito belo-horizontino. Falam, por exemplo, em “melhora respiratória”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Apresenta melhora respiratória, motora e da movimentação ativa gradativa, com capacidade de permanecer assentado”, informa o boletim médico. “Segue em recuperação fisioterápica, motora e respiratória. Está acordado e responsivo.”

fuad noman boletim médico do mater dei uti prefeitura de belo horizontefuad noman boletim médico do mater dei uti prefeitura de belo horizonte
Íntegra do boletim médico divulgado pelo Hospital Mater Dei em 17/1/2025 | Foto: Divulgação/Mater Dei

Com a manutenção do afastamento de Noman das funções administrativas, a Prefeitura de Belo Horizonte seguirá sob comando de Álvaro Damião (União Brasil). Jornalista com passagens por veículos como TV Alterosa (afiliada do SBT) e Rádio Itatiaia, ele foi vereador por dois mandatos e, em outubro do ano passado, foi eleito vice-prefeito da capital mineira — obviamente, na chapa encabeçada pelo político do PSD.

Álvaro Damião - belo horizonte - candidato a vice-prefeito pelo união brasilÁlvaro Damião - belo horizonte - candidato a vice-prefeito pelo união brasil
Álvaro Damião foi o companheiro de chapa de Fuad Noman na disputa eleitoral de 2024 | Foto: Reprodução/Facebook/@alvarodamiao

Fuad Noman encara séries de internações

Apesar de conquistar a reeleição, 2024 foi de desafios para Fuad Noman, de 77 anos, no quesito saúde. Em julho, anunciou diagnóstico de linfoma não Hodgkin, que é um tipo de câncer que atua contra o sistema linfático. Três meses depois, justamente entre o primeiro e o segundo turno da disputa eleitoral, avisou que havia encerrado o tratamento, que chegou a envolver sessões de quimioterapia.

Depois da reeleição, no entanto, o prefeito de Belo Horizonte passou a enfrentar séries de internações. Em novembro, Noman ficou cinco dias internado por causa de dores nas pernas — o que os médicos associaram ao tratamento contra o câncer. Já em dezembro, ele encarou outras duas hospitalizações: pneumonia e sinusite foram as razões da primeira, enquanto desidratação e diarreia foram os diagnósticos da segunda.

Filiado ao PSD desde 2020, ano em que foi eleito vice-prefeito de BH na chapa encabeçada por Alexandre Kalil, Fuad Noman integrou por 14 anos os quadros do PSDB. Como tucano, presidiu a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) e, além disso, serviu como secretário tanto do governo Aécio Neves quanto da gestão Antonio Anastasia.

fuad noman - prefeito de bh - afastamento mais 15 diasfuad noman - prefeito de bh - afastamento mais 15 dias
Fuad Noman, em evento oficial | Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Leia mais:



NOTÍCIA