GloboNews admite que Janja manda na Secom

De acordo com o analista Octavio Guedes, da GloboNews, há jornalistas na Secretaria de Comunicação Social (Secom) que respondem diretamente à primeira-dama Janja da Silva. A revelação foi feita na terça-feira 10, durante o programa GloboNews Mais.

Na ocasião, Guedes comentava a demissão de Paulo Pimenta, atual chefe da Secom. Ele avaliou que Pimenta é uma “vítima” da “fatiação” da comunicação no governo Lula, pois não controla grande parte das ações da secretaria. A área digital, por exemplo, estaria sob o comando de Janja.

“A área digital é da Janja […] a jornalista responsável por essa área responde diretamente a Janja”, relatou Guedes. “A área está toda esquartejada.”

No vídeo, uma jornalista da GloboNews confirma a fala de Guedes e acrescenta que Janja tem grande influência na comunicação do governo Lula, inclusive sobre os assessores.

Jornalista subordinada à Janja não tem contato com Paulo Pimenta

Segundo Octavio Guedes, a jornalista subordinada a Janja não tem contato direto com Paulo Pimenta e trabalha no Palácio do Planalto. O mesmo ocorre com Ricardo Stuckert, fotógrafo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também seria responsável por parte das redes sociais do presidente.

No caso de Stuckert, ele se reporta diretamente a Lula. “São vários feudos, cada um com alguém mandando. Na comunicação do governo, não há alguém que mande em tudo”, acrescentou o analista.

Guedes questionou se, com a saída de Pimenta e a entrada de Sidônio Palmeira, estrategista da campanha de Lula em 2022, Janja e Stuckert passarão a colaborar com o novo chefe da comunicação, algo que não acontece sob a gestão de Pimenta.

Saída de Pimenta da Secom está decidida, diz jornal

Lula e Paulo Pimenta | Foto: Reprodução/Agência BrasilLula e Paulo Pimenta | Foto: Reprodução/Agência Brasil
Lula e Paulo Pimenta | Foto: Reprodução/Agência Brasil

É praticamente certa a saída de Paulo Pimenta da chefia da Secom. Ao menos é o que disseram ao O Globo os assessores do presidente Lula.

Segundo as fontes, a intenção é substituí-lo por Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha presidencial de 2022.

A expectativa de Lula era retirar Pimenta do cargo ainda nesta semana, mas a cirurgia de emergência à qual o presidente foi submetido na madrugada desta terça-feira, 10, em São Paulo, vai atrasar os planos. A previsão é que o petista receba alta no fim de semana.

Leia também: “Depois de críticas de Lula, Pimenta admite que pode ficar no ‘banco de reservas’”

O destino mais provável para Pimenta seria assumir a liderança do governo na Câmara. Embora na última sexta-feira, 6, Lula tenha declarado a aliados que pretende realizar mudanças na área de comunicação, ele indicou que essas alterações estavam previstas para o início do próximo ano.

“Há um erro do governo na questão da comunicação, e sou obrigado a fazer as correções necessárias”, afirmou Lula, na ocasião. “Essa é uma das minhas preocupações que quero começar a resolver no começo de ano.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste





NOTÍCIA