Governo do estado lança pulseira digital para localizar desaparecidos durante o carnaval

Entendendo a tecnologia como importante aliada às ações de segurança pública para o carnaval, o governo do estado, por meio da Secretaria de Polícia Militar, lanç​ou a pulseira digital para localizar desaparecidos, em especial crianças e adolescentes, em áreas de grande aglomeração.​

O novo serviço utiliza o software de reconhecimento facial junto às mais de 150 câmeras de monitoramento urbano espalhadas pela cidade do Rio, tanto na orla ​quanto nos desfiles de blocos.

“Com a pulseira digital, damos mais tranquilidade para as famílias durante o carnaval, garantindo que crianças e adolescentes sejam rapidamente localizados, caso se percam​”, afirm​o​u o governador Cláudio Castro.

Para utilizar a nova função, basta baixar o 190RJ, aplicativo criado para conectar diretamente o cidadão com o Serviço de Emergência 190, e clicar no botão “pessoas desaparecidas” e preencher os dados solicitados.​ O ideal é que os responsáveis das crianças e adolescentes façam o cadastro prévio. Se uma criança cadastrada se perder durante o desfile de um bloco, ela poderá ser localizada de forma mais rápida pelo sistema de reconhecimento facial, que já possui a imagem antecipadamente.

Quando o sistema de reconhecimento facial faz o alerta sobre a localização do desaparecido, o policial militar mais próximo é acionado pela equipe no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e inicia às buscas com a ajuda das câmeras de reconhecimento facial próxima à localidade do desaparecimento, além de buscas ativas das equipes no local.

​”A nova funcionalidade passará a fazer parte da rotina do trabalho da Polícia Militar para localizar pessoas perdidas nas praias, shows, estádios esportivos e demais eventos”, anunciou o​ secretário d​e PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.



NOTÍCIA