Governo Lula fará homenagem ao MST no desfile do 7/9

No desfile de 7 de Setembro em Brasília, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) vão receber homenagens do governo Lula. O tema da comemoração será “Democracia e Independência! É o Brasil no Rumo Certo”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A intenção do governo Lula é ampliar as comemorações de independência com a ênfase no caráter cívico-militar do evento. A parte cívica vai ter quatro eixos principais: atletas olímpicos, vacinação, Brasil no G20 e reconstrução do Rio Grande do Sul (RS). É neste último que entram as participações de MST e MTST na comemoração.

YouTube videoYouTube video

Além destes dois movimentos, o governo entende que militares, bombeiros e Correios são instituições que ajudaram na reconstrução do Rio Grande do Sul. Eles também receberão homenagens.

Iniciativa de governo Lula causa desconforto

Militar resgata civil em meio às enchentes no Rio Grande do Sul (RS) | Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

A inclusão do MST e do MTST no evento gerou desconforto nas tropas, mas a Secretaria de Comunicação Social do governo (Secom) afirmou que a proposta é “ampliar a participação social”. As escolas cívico-militares não participarão, pois não recebem incentivo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também: “Não mexam nos símbolos nacionais”, reportagem de Silvio Navarro publicado na Edição 232 da Revista Oeste

As Forças Armadas receberam um adicional de R$ 10 milhões para transportar as tropas ao evento. O Exército ficará com R$ 3,3 milhões, e o restante irá para divisão entre Marinha e Aeronáutica. O dinheiro financiará a movimentação e alimentação das tropas, utilizando ônibus e caminhões prancha.

Helicópteros não estarão presentes no desfile, pois estão continuam em operações no Rio Grande do Sul e no combate a incêndios na Amazônia e em São Paulo.

Leia mais: “Um Brasil degenerado”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 231 da Revista Oeste



NOTÍCIA