Governo Lula se pronuncia sobre ataque do Irã a Israel

Uma dia depois de acusar Israel de violar o Direito Internacional, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, 2, em comunicado, que acompanha com preocupação o lançamento de cerca de 200 mísseis pelo Irã contra o território israelense.

+ Leia mais matérias de Política em Oeste

O Ministério das Relações Exteriores afirmou ainda que condena a escalada do conflito no Oriente Médio. O órgão também apelou para que todas as partes envolvidas exerçam “a máxima contenção”.

“O governo brasileiro reitera, ainda, sua convicção acerca de necessidade de amplo cessar-fogo e conclama a comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos à disposição a fim de conter o aprofundamento do conflito”, destacou a nota do Itamaraty.

+ ‘Irã é pai do terrorismo no mundo’, diz porta-voz das Forças de Defesa de Israel

Ainda no comunicado, o ministério avisou que a embaixada em Tel-Aviv continua a monitorar a situação dos nacionais em Israel. Disse que está em contato permanente com os brasileiros no país para prestar orientações e assistência consular.

Em meio a conflito entre Irã e Israel, governo Lula inicia repatriação

Ontem, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo ao Líbano, para repatriar um grupo de brasileiros. Pelo menos 220 passageiros embarcaram na aeronave. O primeiro voo de repatriados tem previsão de chegar ao Brasil no fim de semana.

repatriação brasileiros no líbanorepatriação brasileiros no líbano
O primeiro voo de repatriados tem previsão de chegar ao Brasil no domingo, 5 | Foto: Divulgação/FAB

Atualmente, o Líbano tem a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio, com cerca de 21 mil pessoas. Pelo menos 3 mil pediram ajuda à embaixada em Beirute. De acordo com o governo, este primeiro voo vai priorizar mulheres, crianças, idosos e pessoas com algum problema de saúde.

“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos deixem as áreas conflagradas, sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procurem deixar o território libanês por meios próprios”, avisou o Itamaraty.

Em caso de necessidade, o número de plantão consular do Itamaraty é o +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).

Reações e ameaças após o ataque

Na terça-feira 1º, a Guarda Revolucionária do Irã afirmou que qualquer retaliação que vier depois do seus ataques vai resultar em uma resposta “mais esmagadora e ruinosa”, conforme noticiado pela TV estatal. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu que o Irã pagaria pelo ataque.

Durante a madrugada desta quinta-feira, 3, um ataque israelense atingiu o centro de Beirute, capital do Líbano, de acordo com a agência Reuters.

Leia também: “‘Ninguém entende que estamos rodeados por terroristas’, diz brasileira em Israel”



NOTÍCIA