Guardas Municipais podem ser reconhecidas como forças de segurança pública no Rio

Foto: Robert Gomes

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 23/2025, apresentada pelo deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), que prevê a inclusão das Guardas Municipais entre os órgãos de segurança pública previstos na Constituição do Estado.

A proposta acompanha o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu o papel das guardas municipais no policiamento ostensivo comunitário, e também se alinha à PEC da Segurança Pública em tramitação no Congresso Nacional.

“A inclusão das Guardas Municipais como forças de segurança pública vai contribuir para aprimorar o trabalho dos agentes, além de melhorar a segurança urbana, sempre resguardando as atribuições das Polícias Civil e Militar”, afirmou Rosenverg Reis.

Atualmente, as Guardas Municipais atuam principalmente na proteção de bens, serviços e instalações dos municípios, mas vêm ampliando sua atuação no apoio ao policiamento urbano, sobretudo em ações de proximidade com a população.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

diario do rio whatsapp Guardas Municipais podem ser reconhecidas como forças de segurança pública no Rioddr newsletter Guardas Municipais podem ser reconhecidas como forças de segurança pública no Rio

NOTÍCIA