Internação de Bolsonaro gera provocações nas redes sociais

A internação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) movimenta as redes sociais desde a última sexta-feira, 11, quando ele deu entrada no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Com dores abdominais, o político precisou de internação emergencial. Depois, seguiu para Natal e Brasília, onde passou por cirurgia para reverter um quadro de aderência intestinal.

Apesar da complexidade que cerca a saúde do ex-presidente, usuários da internet aproveitaram o episódio para fazer provocações e principalmente trocar farpas nas redes sociais. Enquanto simpatizantes da direita postavam fotos e vídeos dando destaque à popularidade do ex-presidente, aliados da esquerda, do mesmo modo, ironizavam as circunstâncias do socorro prestado a Bolsonaro, no RN.

Bolsonaro: torcida em hospital popular

As mensagens dos conservadores concentraram-se sobretudo em comparar a popularidade de Bolsonaro com a de Lula por ocasião das internações de ambos. Uma das postagens mostra Bolsonaro sendo ovacionado por dezenas de simpatizantes no hospital popular, no RN. Ao mesmo tempo, uma segunda tela expõe Lula ‘solitário’, caminhando ao lado de um médico, quando de sua internação no Hospital Sírio-Libanês, em SP, em dezembro de 2024.  

Os esquerdistas, por sua vez, usaram o espaço para dois tipos de provocação. A primeira referia-se ao socorro que Bolsonaro recebeu de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).  A França idealizou o modelo em 1986. Em 2003, a gestão petista implantou o Samu no Brasil.

YouTube videoYouTube video

A segunda provocação fazia referência a ação penal em que Bolsonaro responde no Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme apoiadores de Lula, não é a primeira vez que o político liberal manifesta problemas de saúde exatamente quando está sob a pressão do Judiciário.

Além de tons provocativos, a polarização, que tem como pano de fundo a saúde dos dois rivais, abriu espaço para diversas postagens com caráter humorístico. São vários os conteúdos que exploram visivelmente os recursos de inteligência artificial e colocam Bolsonaro e Lula juntos, simulando visitas de um ao outro durante as suas respectivas internações.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste





NOTÍCIA