Invasores tentaram se apropriar de um edifício na Avenida 9 de Julho, na Bela Vista, centro de São Paulo, logo depois do resultado das eleições municipais, na noite deste domingo, 27. A ação de membros do movimento Frente de Luta por Moradia (FLM) levou à interdição de parte da via. A Polícia Militar cercou a área, com apoio da Tropa de Choque e do helicóptero Águia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Outro imóvel localizado na rua Major Quedinho também foi alvo de tentativa de invasão, no entanto, sem sucesso, conforme a polícia. Ao todo, 130 pessoas participaram ocupações de propriedades privadas.
Representantes do grupo afirmaram à imprensa que a ação não teve relação direta com a reeleição do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes. Segundo eles, era parte da “luta por moradia”. Contudo, durante a desocupação, os integrantes do movimento gritaram palavras de ordem, de acordo com informações da Folha de S.Paulo.
Populares aplaudiam os que saíam do prédio e bradavam frases como: “O povo na rua, prefeito a culpa é sua”.
Veja vídeo que o FLM publicou em seu perfil nas rede sociais:
Ricardo Nunes foi reeleito com 59,35% dos votos, superando o candidato Guilherme Boulos (Psol), ex-coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), que obteve 40,65% dos votos.
Retirada pacífica dos invasores em São Paulo
Por volta das 20h30, os ocupantes começaram a deixar o prédio com suas malas e cobertores. Sob escolta policial, aguardaram na calçada até serem liberados. A retirada ocorreu de forma pacífica, sem confrontos. Às 21h10, duas pessoas ainda estavam sob custódia no local. A Polícia Militar guardou a segurança da área durante toda a noite.
Nas redes sociais, o movimento publicou uma foto dos agentes policiais com a legenda: “Polícia militar, a mando do governador Tarcísio de Freitas, reprime famílias que lutam pelo direito à moradia”.
Leia também: “MTST exclui militantes de projeto habitacional e inclui mulher de Boulos e 5 filhos de líder”