Jair Bolsonaro passa por cirurgia em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia na manhã deste domingo, 13, em Brasília. Ele apresentava um quadro de obstrução intestinal. A operação ocorreu no hospital DF Star, conforme confirmou o senador Rogério Marinho (PL-RN) ao jornal Folha de S. Paulo.

Em mensagem enviada a aliados no Congresso, Bolsonaro mencionou que a cirurgia, marcada para as oito horas, ainda era consequência do atentado que sofreu em 6 de setembro de 2018, durante a campanha eleitoral.

Ele expressou confiança no sucesso da intervenção: “Ao meu lado o Bispo JB Carvalho e bons médicos e enfermeiros”, escreveu. “Se Deus quiser tudo ocorrerá bem”.

A internação de Bolsonaro

Na última sexta-feira, 11, Bolsonaro foi levado de helicóptero a um hospital no Rio Grande do Norte depois de sentir fortes dores durante um evento do Partido Liberal (PL). O evento visava a defender a anistia aos manifestantes dos atos de 8 de janeiro de 2023.

Em suas redes sociais, Bolsonaro relatou ter sido internado às pressas por causa de “dores intensas e uma forte distensão abdominal”. Ele mencionou que “o doutor Claudio Birolini me explicou que esse foi o quadro mais grave desde o atentado que quase me tirou a vida”.

A transferência para Brasília, feita em um avião com equipamentos de UTI, foi decidida por sua mulher, Michelle Bolsonaro. Embora houvesse a sugestão de levá-lo para São Paulo, essa opção também foi considerada por Bolsonaro em suas redes sociais.

Ao sair do hospital, o ex-presidente caminhou e acenou para apoiadores, mesmo com um pequeno tubo no nariz. Ele foi amparado por dois homens que seguravam sua camisa pelas costas.

Nos próximos dias, Bolsonaro contará com o apoio de Michelle e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ambos residentes em Brasília. Aliados preveem acesso restrito a ele durante a recuperação.

Cirurgia de ex-presidente é ‘bem extensa’, diz médico que o acompanha

O médico Leandro Echenique, que acompanha Jair Bolsonaro em Brasília, detalhou, na noite do sábado, 12, a cirurgia que deve ser realizada neste domingo, 13, para tratar uma obstrução intestinal no ex-presidente. 

“É uma cirurgia aberta, que vai corrigir essa parte da obstrução das alças [intestinais]”, explica. Segundo Echenique, o procedimento envolve a retirada e reposicionamento de uma tela já existente no abdômen do ex-presidente — região que passou por diversas intervenções desde a facada sofrida em 2018. “Então é uma cirurgia bem extensa.” 

Bolsonaro chegou a Brasília na noite de sábado. Segundo Echenique, ele chegou estável e sem intercorrências durante o voo. Apesar da melhora na dor, a obstrução intestinal persiste.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste





NOTÍCIA