Janja desiste de ir a evento ante repercussão da ofensa a Musk

A primeira-dama, Janja, desistiu de participar de um evento paralelo ao G20, realizado no último domingo, 17, em meio à repercussão do xingamento a Elon Musk.

O insulto “fuck you, Elon Musk”, proferido pela primeira-dama no dia anterior, repercutiu negativamente entre os parlamentares brasileiros e até mesmo entre figuras da esquerda. 

+ Leia mais de Política em Oeste

Janja estaria no Global Citizen Now, no Rio de Janeiro, onde seria uma das palestrantes. O evento foi organizado em parceria entre o governo brasileiro, a presidência do G20 e a Global Citizen, uma organização internacional voltada à educação, ao combate à pobreza extrema e à promoção da justiça social.

A primeira-dama participaria de um painel ao lado de nomes como Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Fatih Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia, Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, e outros líderes do setor privado. 

A agenda de polêmicas de Janja 

Além da ofensa a Elon Musk, que repercutiu inclusive na imprensa internacional, a primeira-dama do Brasil protagonizou outros momentos que ficaram nos holofotes tanto dos noticiários quanto das redes sociais. 

No mesmo evento onde xingou o empresário sul-africano, Janja também se referiu ao suicida de Brasília como “bestão”. 

Na sexta-feira 15, Janja se irritou com uma participante de uma conferência ligada ao G20 que se referiu ao festival de música promovido por ela como “Janjapalooza”. O Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou, nesta segunda-feira, 18, que vai investigar a legalidade do uso de dinheiro público no evento

Também hoje, Janja ganhou destaque como a única primeira-dama a permanecer na plenária do G20. Além disso, circula nas redes o vídeo de Janja indo na direção do presidente da França, Emmanuel Macron, enquanto este fazia os cumprimentos formais a Lula.

O governo chinês exigiu, ontem, que a primeira-dama não compareça à reunião bilateral entre Brasil e China.

Leia também: “Janja diz que não tem gabinete de primeira-dama por ‘machismo’”





NOTÍCIA