Em 2023, mais de 100 jogos de futebol estão sendo investigados por suspeita de manipulação para beneficiar apostadores. O senador Jorge Kajuru (PSD-GO) declarou que os trabalhos da CPI da Manipulação dos Jogos de Futebol começarão em abril e mencionou que o presidente do Botafogo será um dos primeiros a depor.
Na última quinta-feira, dia 28, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, ordenou a reabertura da CPI que examinará os efeitos das apostas esportivas no esporte brasileiro. O pedido foi feito pelo senador e ex-jogador Romário, após um relatório da Sportradar indicar 109 jogos com suspeitas de manipulação.
Portanto, o tema volta a ser discutido, especialmente após as acusações recebidas e o impacto do grande escândalo que abalou o futebol brasileiro em 2023, dando origem à conhecida “Operação Penalidade Máxima”.
“Isso nos coloca como o país com o maior número de partidas analisadas nesta condição. Após anos de mercado totalmente sem regulamentação e pela enorme quantidade de dinheiro que o setor movimenta, não podemos mais fechar os olhos para o que vem acontecendo com a integridade do nosso esporte, que é o esporte número um e mais popular do planeta, a paixão de todos, não só dos brasileiros”, afirmou Romário a Agência Senado.
A CPI será composta por 11 senadores titulares e 7 suplentes, e conforme já informamos anteriormente em nosso Portal, os líderes do grupo ainda estão por ser definidos. Romário está bastante entusiasmado com a aprovação do pedido e tem como objetivo elucidar e expor ações criminosas que possam estar afetando adversamente o futebol brasileiro.