Lançamento no Rio reforça protagonismo do Brasil




Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

O Rio de Janeiro assume papel de destaque na preparação para a Cúpula do BRICS 2025, que será sediada no Brasil. Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 10h, o BRICS Policy Center (BPC), instituição ligada ao Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, lança o Caderno para Entender o BRICS em sua sede em Laranjeiras. A publicação é uma iniciativa estratégica para fomentar o diálogo sobre o bloco e sua importância na governança global.

O evento no coração do Rio conta com mesas de debate que irão reunir especialistas como Marta Fernández, diretora do BPC, e a Ministra Paula Barboza, da Coordenação-Geral de Mecanismos Inter-Regionais do Ministério das Relações Exteriores. As discussões terão como foco os desafios e as oportunidades da presidência brasileira no bloco, além de explorar como a cidade, que abriga o BPC, pode contribuir para fortalecer o protagonismo do Brasil nos fóruns multilaterais.

O lançamento do caderno é um marco na democratização do conhecimento sobre o BRICS, um grupo que representa 42% da população mundial e tem o Brasil em posição de liderança em 2025. Além de apresentar análises detalhadas, a publicação serve como guia para pesquisadores, jornalistas e a sociedade civil, oferecendo reflexões essenciais sobre o papel do Rio de Janeiro como espaço de articulação e reflexão política internacional.

Serviço:

  • Evento: Lançamento do “Caderno para Entender o BRICS”
  • Data: 11 de dezembro, às 10h
  • Local: Sede do BRICS Policy Center
  • Endereço: Rua das Laranjeiras, 307, Casas Casadas, Rio de Janeiro/RJ

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Álvaro Tàllarico: Rio de Janeiro se prepara para a Cúpula do BRICS com lançamento estratégico

lapa dos mercadores 2024 Álvaro Tàllarico: Rio de Janeiro se prepara para a Cúpula do BRICS com lançamento estratégico






Álvaro Tàllarico (@viventeandante) é jornalista pós-graduado em Jornalismo Cultural pela UERJ. Esse carioca da gema fez ensino médio na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB), em São Cristóvão. Autor dos livros “Poetiníase”, “Cem ruínas na esquina da poesia”, “A Paulistana de Ganesha” e locutor de rádio.




NOTÍCIA