Lei aprovada no Senado gera temor de imposto sobre pets

O Senado aprovou um projeto de lei que autoriza o poder Executivo a instituir um cadastro nacional de animais domésticos. O PL 2.230/2022 segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A proposta visa a concentrar informações dos animais e seus donos em um banco de dados. O cadastro, diz a nota oficial do Senado, ajudaria em decisões futuras, “especialmente quanto a questões sanitárias, como propor campanhas de vacinação”.

O projeto é de autoria do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos/RS), que não está mais em exercício. Ele apresentou o texto original ao plenário da Câmara dos Deputados em novembro de 2015. A proposta chegou ao Senado em maio de 2022. 

O Senado aprovou um projeto de lei que autoriza o poder Executivo a instituir um cadastro nacional de animais domésticos, de autoria de Carlos GomesO Senado aprovou um projeto de lei que autoriza o poder Executivo a instituir um cadastro nacional de animais domésticos, de autoria de Carlos Gomes
O ex-deputado Carlos Gomes (Republicanos/RS) apresentou o projeto em 2015 | Foto: Câmara dos Deputados

Aprovação no Senado levanta especulações sobre novo imposto

Diante do anúncio nas redes sociais sobre a aprovação do projeto, muitas pessoas levantaram a hipótese de que o governo federal estaria planejando a criação de um imposto sobre animais de estimação. 

Um perfil no Twitter/X ligado a causas ambientais questionou a eficácia que a instauração do banco de dados poderia ter no cuidado com os animais. “O mais importante não aprovam, que é a redução da carga tributária sobre ração e medicamentos veterinários”, disse o internauta. 

Já outra pessoa expressou curiosidade com o fato de que, na semana passada, diversos portais de notícias publicaram reportagens sobre a cobrança de impostos sobre cães na Alemanha. Para ele, a proximidade das datas pode significar um acordo entre governo e imprensa para acostumar a população com a ideia de um imposto sobre animais domésticos.

Em cidades como Berlim, os donos pagam uma taxa básica de € 120 (R$ 740) por ano. O valor aumenta caso a pessoa tenha um animal adicional, e as taxas são maiores para cachorros de raças classificadas como perigosas. 





NOTÍCIA