Lula critica ‘tarifaço’ de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta terça-feira, 8, a política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante um evento em São Paulo, o petista afirmou que o republicano deu um “cavalo de pau” na economia mundial e que o chamado “tarifaço norte-americano não vai dar certo”.

Lula se referiu ao plano de Trump para impor tarifas a países considerados desleais nos acordos com os EUA. O Brasil está entre os principais alvos.

A crítica ocorreu enquanto o governo brasileiro avalia como responder à taxação de 10% imposta por Trump sobre produtos exportados, além dos 25% sobre aço e alumínio brasileiros.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Lula afirmou que Trump “brinca com o mundo, que tem quase 200 países que buscam soberania e harmonia”. O petista ainda disse que “a coisa mais importante hoje é o multilateralismo”. “Estou vendo o comportamento de Trump, não sei o que vocês pensam”, disse. “Acho que não vai dar certo.”

As medidas de Lula

O petista afirmou que vai tomar decisões sobre as tarifas baseadas na realidade brasileira e na visão de futuro do país. Ele repetiu que governa com “responsabilidade fiscal”, não com “bravatas e mentiras”.

YouTube videoYouTube video

Além disso, o presidente sublinhou a necessidade de uma “parceria de honestidade” entre governo, setor privado e Legislativo para crescimento sustentável.

Bolsonaro disse que a estratégia do governo brasileiro “não é inteligente”

Na última quarta-feira, 2, Bolsonaro criticou o que chamou de “uma eventual guerra comercial” do governo Lula com os EUA. Em publicação no X, o ex-presidente afirmou que “essa não é uma estratégia inteligente”.

No começo de abril, Lula enviou um alerta formal ao governo dos EUA. Além disso, sinalizou que pode recorrer à Organização Mundial do Comércio para denunciar o governo norte-americano.

Durante visita ao Japão, em março, o petista não descartou retaliações ao dizer que não vai aceitar “que eles imponham tarifas”. Para Bolsonaro, a única resposta razoável de Lula à medida de Trump seria “extinguir a mentalidade socialista que impõe grandes tarifas aos produtos norte-americanos”. “Isso inviabiliza o povo brasileiro de ter acesso a produtos de qualidade mais baratos.”

Leia também: “Tarifaço à vista”, coluna de Carlo Cauti publicada na Edição 253 da Revista Oeste

Leia também:





NOTÍCIA