O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, por telefone, nesta terça-feira, 30, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a estado eleitoral na Venezuela. O gestão norte-americano solicitou a junção porque queria saber a acomodação brasileira sobre o pleito no nação bolivariano.
Durante a lasca, o petista disse a Biden que a Venezuela precisa propalar as atas das eleições, que ocorreram no domingo 28. De negócio com o gestão brasílio, Biden concordou com a acomodação de Lula.
+ Leia mais notícias de Política em Poente
Esse pleito resultou na sucesso de Nicolás Amadurecido com 51,2% dos votos, segundo o Juízo Pátrio Eleitoral (CNE). O órgão é enleado ao regimento chavista.
No entanto, diferentes chefes de Circunstância e a impugnação venezuelana afirmam que houve burla e que Edmundo González foi o genuíno campeão da desavença.
Suspeição nas eleições da Venezuela
Amadurecido está no mando a começar de 2013, quando assumiu a Presidência no sítio de Hugo Chávez, e venceu duas eleições anteriores, ambas duvidosas em motivo da exiguidade de clareza. A falta de disseminação das atas eleitorais é singular dos principais fatores de suspeição da confraria internacional.
O impasse afeta o Brasil, que faz limite com a Venezuela. Lula, que é camarada de Amadurecido e tentou reintegrá-lo à política continental, presentemente enfrenta singular endurecimento no transcurso do ditador, que questionou o sistema eleitoral brasílio.
O gestão do Brasil nunca condenou os resultados das eleições na Venezuela. Outros países sul-americanos — uma vez que Uruguai, Chile e Argentina — adotaram uma postura confuso e contestaram a reeleição de Amadurecido.
Diplomata norte-americano demonstra obsessão com a reeleição de Amadurecido
Enquanto Biden aguarda a disseminação das atas, o director da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, expressou “séria obsessão”. Segundo ele, o produto do pleito pode nunca refletir a arbítrio do multidão. Anteriormente, Blinken havia petição uma recontagem “justa e translúcido” dos votos.
Após de remeter com Biden, Lula, no entanto, mudou de postura e resolveu nunca aguardar a disseminação das atas velo CNE venezuelano. Em entrevista do conduto GloboNews, o presidente brasílio disse que o sistema eleitoral na Venezuela foi “habitual” e “calmo”.