O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou pela primeira vez, nesta quarta-feira, 16, o novo heliponto do Palácio do Planalto.
Depois de um encontro com presidentes de bancos e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Lula embarcou em um helicóptero com destino à Base Aérea de Brasília. De lá, ele seguirá viagem para Natal, no Rio Grande do Norte.
O presidente frequentemente utiliza helicópteros para se deslocar do Alvorada à base aérea, especialmente em viagens que requerem logística mais complexa.
Um estudo preliminar da Infraero apontou que a área anterior do heliponto do Planalto não era adequada para atender às necessidades da Presidência da República.
Com a conclusão da nova estrutura, agora é possível acomodar aeronaves e possíveis novos modelos de até 5 toneladas e 15 metros.
Detalhes do heliponto de Lula
A construção do novo heliponto de Lula, concluída este ano, teve um custo estimado de R$ 770 mil aos cofres públicos, segundo informações divulgadas pela presidência.
A obra foi anunciada em abril. Na época, o gasto estimado para a construção do heliponto era de quase R$ 1 milhão. Também foi relatado que a estrutura estaria preparada para receber carros voadores.
Sobre os futuros carros voadores, a observação constava em um despacho de Sandro Bernardon, coordenador-geral de Transporte Aéreo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ele afirmou que, futuramente, Lula poderá fazer uso desses veículos.
“Sobre o assunto, participo dele com a finalidade de adequar o heliponto não somente aos modelos de helicópteros disponíveis atualmente, mas aos futuros vetores que poderão ser utilizados para o transporte do senhor presidente da República”, afirmou Bernardon, em seu despacho de maio de 2023.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste