O Palácio do Planalto não esclareceu a razão para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter feito uma parada de apenas dez minutos em São Paulo na volta para Brasília de sua viagem do Chile. A apuração é do jornal Folha de S.Paulo.
Lula viajou com uma delegação de 14 ministros para Santiago no domingo 5, onde participou de uma visita de estado ao presidente chileno, Gabriel Boric. O presidente também teve compromissos no Senado e na Suprema Corte do Chile.
A agenda oficial indica que Lula passou por São Paulo na volta ao Brasil, com pouso em Guarulhos às 19h50 e decolagem para Brasília dez minutos depois.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Dois aviões do governo foram ao Chile com a comitiva. Apenas o avião de Lula fez essa parada em São Paulo. A previsão inicial era que ele permanecesse na capital paulista, onde tem casa, mas o trajeto foi alterado. O Planalto não informou o motivo da parada.
Janja estava em São Paulo durante visita de Lula ao Chile
A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, não acompanhou Lula na viagem ao Chile. Ela estava em São Paulo, onde tinha compromissos pessoais, segundo sua assessoria. O Planalto também não informou se ela retornou para Brasília com o presidente.
A comitiva do presidente brasileiro no Chile incluía os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Márcio França (Empreendedorismo), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Carlos Fávaro (Agricultura), entre outros.
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa, também participou da viagem.
O objetivo da visita ao Chile era fortalecer laços com o governo Boric, além de ampliar parcerias comerciais e firmar novos acordos. No entanto, o principal tema discutido foi a Venezuela, sobre o qual Lula e Boric têm opiniões divergentes. O petista saiu do país sem falar sobre a crise venezuelana com a imprensa.
Leia também: “Pressionado, Lula assina medida que isenta medalhistas de imposto em prêmios olímpicos”