O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia em São Paulo na madrugada desta terça-feira, 10, depois de sentir dor de cabeça. Ele segue estável e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês.
Segundo o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, Lula deu entrada em Brasília para um exame de imagem depois de sentir dor de cabeça. A ressonância então indicou uma hemorragia intracraniana. O problema seria decorrente da queda que ele sofreu em outubro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Diante do resultado do exame, ele foi transferido para São Paulo, onde foi submetido a uma craniotomia para drenagem de hematoma. Ele está sob os cuidados da equipe liderada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
O acidente doméstico de Lula que motivou a cirurgia
Em 19 de outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada no final da tarde, depois de retornar de São Paulo. O presidente foi levado à unidade do Sírio-Libanês na capital federal onde seu ferimento na cabeça foi tratado.
Ele levou três pontos no local, mas depois do atendimento médico, Lula foi liberado para retornar ao Alvorada. Com a lesão com corte e contusão na parte de trás da cabeça, o petista acabou desistindo de uma viagem agendada para a Rússia.
Dois dias após o acidente, em conversa com o então candidato petista à prefeitura de Camaçari (BA) Luiz Carlos Caetano, Lula disse que a queda ocorreu por “bobagem” e não afetou “nenhuma parte mais delicada”.