O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se manifestou em “solidariedade” sobre a queda de um avião de pequeno porte na manhã deste domingo, 22, em Gramado (RS). Ao todo, nove pessoas morreram e outras 14 estão internadas.
“Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul”, escreveu Lula. “Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O petista também destacou que a Força Aérea Brasileira (FAB) investiga as causas do acidente. “O governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, acrescentou.
FAB investiga queda de avião
Por meio de nota, a FAB informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) de Canoas (RS) foram deslocados para apurar as causas da queda do avião de pequeno porte em Gramado.
A corporação destacou que são utilizadas “técnicas específicas”, como a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, além do “levantamento de outras informações necessárias à investigação”.
“A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, acrescentou.
Veja imagens do acidente
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a queda de um avião de pequeno porte na manhã deste domingo, 22, em Gramado (RS), que deixou nove mortos.
Imagens de uma câmera de segurança de um comércio local mostraram a aeronave explodindo depois de atingir o segundo andar de uma residência e cair em uma loja de móveis.
De acordo com a Defesa Civil Nacional, entre os nove mortos está o piloto. Pelo menos 14 pessoas que estavam perto do local precisaram ser hospitalizadas, a maioria em decorrência da inalação de fumaça.
Outras imagens também mostram o momento posterior à queda. É possível ver a destruição parcial da casa atingida pela aeronave, assim como da loja destruída e incendiada. Os destroços do avião ficaram jogados pela rua onde ocorreu o acidente.