MDB e PL se destacam nas eleições das capitais da Região Norte

O resultado do primeiro turno das eleições para prefeito nas capitais da Região Norte do Brasil mostra a relevância, em especial, de dois partidos: MDB e PL. Enquanto as siglas de esquerda tiveram um desempenho quase nulo, os partidos de centro e de direita demonstraram solidez na disputa ocorrida neste domingo, 6.

Em seis das sete capitais, MDB ou PL marcam presença como partido vencedor do primeiro turno ou com vaga garantida para a disputa no dia 27 de outubro, quando serão feitas as votações em segundo turno.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Somente em Porto Velho, capital de Rondônia, MDB e PL não participam da disputa. No município, o União, da candidata Mariana Carvalho, vai concorrer com o Podemos, do candidato Leo. No primeiro turno, Mariana obteve 44,53% dos votos, contra 25,65% de Leo. 

Nas outras capitais do Norte é indiscutível o predomínio de emedebistas e liberais. Nesse sentido, o caso mais emblemático é o de Macapá, no Amapá, onde os eleitores votaram em peso em Dr. Furlan (MDB). Com 100% das urnas apuradas, o político se reelegeu com 85,08% dos votos válidos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Clique aqui para acompanhar a apuração dos votos em todas as cidades em tempo real

Para ter uma ideia da superioridade medebista, o segundo colocado em Macapá, o candidato Paulo (Psol), teve 9,78%. Outra capital com desempenho marcante foi em Boa Vista, Estado de Roraima. O vencedor foi Arthur Henrique, reeleito com com 75,15%. A segunda posição coube a Catarina Guerra (União), com 22,81%.

O PL, por sua vez, venceu no primeiro turno em Rio Branco, no Acre. Derrotou exatamente um candidato do MDB. Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Tião Bocalom conquistou 54,82% dos votos, não dando chances ao medebista Marcus Alexandre (34,77%) 

Apoiado por Bolsonaro, o candidato do PL Tião Bocalom liquidou a eleição no primeiro turno em Rio Branco, com 54,82% dos votos: vitória sobre concorrente do MDB | Foto: Reprodução/Redes sociaisApoiado por Bolsonaro, o candidato do PL Tião Bocalom liquidou a eleição no primeiro turno em Rio Branco, com 54,82% dos votos: vitória sobre concorrente do MDB | Foto: Reprodução/Redes sociais
Apoiado por Bolsonaro, o candidato do PL Tião Bocalom liquidou a eleição no primeiro turno em Rio Branco, com 54,82% dos votos: vitória sobre concorrente do MDB | Foto: Reprodução/Redes sociais

PL disputa em Manaus, Belém e Palmas

Além de ganhar a capital do Acre, o PL segue vivo na disputa por mais três outras importantes praças no Norte do Brasil: Manaus, Belém e Palmas. Na capital do Amazonas, o candidato Capitão Alberto Neto entra no segundo turno com uma desvantagem menor do que oito pontos percentuais em relação ao concorrente David Almeida (Avante).

Em Belém, Igor Normando (MDB) tenta a reeleição, mas tem como adversário o Delegado Eder Mauro. No primeiro turno, eles fizeram, respectivamente, 44,89% e 31,48%. Embora a distância seja maior do que em Manaus, Eder Mauro, do PL, pode ser favorecido com o apoio de partidos como o Republicanos e o Podemos. Juntas, as duas siglas obtiveram mais de 12% dos votos no primeiro turno.

Por fim, o PL ainda briga firme pela Prefeitura da capital do Tocantins. Em Palmas, a candidata liberal Janad Valcari fechou o primeiro turno na liderança. Foram 39,22% de votos contra 32,42% de Eduardo Siqueira Campos (Podemos).

eleições



NOTÍCIA