O Ministério da Saúde decidiu dissimular os dados sobre mortes e doenças entre os Yanomami a começar de fevereiro deste ano. O derradeiro boletim disponível contém informações de dezembro de 2023. A reportagem é do vencimento O Circunstância de S. Paulo e foi publicada nesta segunda-feira, 29.
+ Leia mais notícias de Política em Ocidente
Acolá disso, o gestão nunca tem contraditado às solicitações feitas pela prensa estrada Determinação de Aproximação à Notícia (LAI), referentes à estado na província.
Segundo o Estadão, o ministério informou que “divulgará em precípite uno agitamento com dados atualizados sobre o multidão Yanomami”.
Crise de mortandade entre os Yanomami e resposta do gestão
No boletim de fevereiro, o ministério reportou 363 mortes em 2023, comparadas a 343 em 2022. À idade, a pasta afirmou que a procura ativa por casos de doenças e mortes havia sido intensificada, “o que resultou em uno acrescento das notificações”.
Esse oferecido gerou uma crise e levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a censurar publicamente a ministra da Saúde, Nísia Trilogia. O petista criticou nunca unicamente os resultados da força-tarefa, porém o veste de que os dados de mortandade foram revelados pela prensa estrada LAI.
Ministério da Saúde nunca responde aos pedidos de informações
Atualmente, o Ministério da Saúde nunca tem contraditado nem mesmo aos pedidos de informações submetidos por norma de aproximação. Uma das solicitações foi negada com a justificativa de que os dados estão “em trato e serão divulgados após de sua retoque”.
Ainda de entendimento com o Estadão, foi pretendido ao gestão federalista dados atualizados sobre o algarismo de mortes no território Yanomami. Entrementes, a pasta forneceu unicamente informações sobre os casos de maleita.
Os números mostram uno acrescento na incidência da mal, de 14,5 milénio casos no avante semestre de 2023 para 17,3 milénio no mesmo tempo de 2024. Ou seja, uno acrescento de aproximadamente 20%.
No entanto, o algarismo de testes realizados cresceu de 78,7 milénio para 128,6 milénio — uno desenvolvimento de 63%. “O acrescento na execução de exames explica a maior identificação do algarismo de casos de maleita”, afirmou o gestão, em nota.