Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) podem ter o visto dos Estados Unidos cancelado por causa de ações contra a liberdade de expressão. É o que afirmou a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), em entrevista concedida nesta segunda-feira, 18, no Jornal da Oeste.
“Imagina quando um ministro do Supremo tiver o seu visto cancelado, se os demais vão continuar achando graça”, afirmou Bia Kicis. “Se os demais vão continuar apoiando esses atos de tirania ou se eles vão pensar: é melhor a gente parar com isso, porque não quero que chegue a mim.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Bia Kicis esteve nos EUA na última semana, onde se encontrou com a deputada norte-americana Maria Elvira Salazar. Na ocasião, as parlamentares conversaram sobre as ações dos ministros do STF contra o Twitter/X e contra deputados brasileiros.
Maria é coautora de um projeto de lei no Congresso dos EUA que visa a proibir que autoridades estrangeiras entrem no território norte-americano. A proposta vale apenas para políticos que infligiram a liberdade de expressão.
“Maria é uma guerreira da liberdade de expressão e prometeu que vai continuar lutando pelo Brasil e contra toda a tirania do STF”, afirmou Bia Kicis. “Ela encabeça aquele projeto de lei para retirar o visto, para proibir a entrada nos EUA de autoridades que atuem contra a liberdade de expressão de cidadãos norte-americanos e também de várias pessoas que estão nos EUA que tiveram prejuízos, como a derrubada do Twitter/X.”
Bia Kicis comenta xingamento de Janja contra Musk
A deputada também comentou a fala de Janja contra o dono do Twitter/X, Elon Musk. A primeira-dama do Brasil xingou o empresário durante um evento paralelo do G20, no último sábado, 16. O proprietário da rede social deve liderar um departamento no governo de Donald Trump.
Para a parlamentar brasileira, a fala de Janja deve afetar o relacionamento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva com a gestão norte-americana. Trump assumirá a Presidência dos EUA em janeiro de 2025.
“Janja foi mexer com alguém que fará parte do governo de Donald Trump, de uma forma extremamente grosseira”, afirmou Bia. “É claro que isso terá consequências para o Brasil, mas a gente espera que essas consequências se concentrem mais para aquelas pessoas que são abertamente inimigas dos EUA, o que não é o caso do povo brasileiro.”
Confira a entrevista completa da deputada federal Bia Kicis ao Jornal da Oeste, no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feita, a partir das 16h.