

A plataforma Monitora.RJ foi relançada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ). Desta vez, de forma simplificada e ampliada, para alertar antecipadamente o calor excessivo ou chuvas intensas, que podem impactam as condições de saúde da população. .
Pela ferramenta também serão repassadas mais informações sobre vigilância sobre saúde pública aos gestores públicos e público em geral.
Segundo o governador Cláudio Castro (PL), a tecnologia, além de possibilitar que as cidades fluminenses e seus cidadãos se antecipem aos eventos citados, também “permite que planejem melhor e com mais precisão a destinação de recursos para combater o mosquito da dengue, entre outras funcionalidades”.
Com o painel, a SES/RJ pretende antecipar em cinco dias os cenários que representam risco para a saúde e preparar as redes de saúde do Rio para atender pacientes com sintomas relacionados ao calor.
Excesso de calor
O monitoramento de eventos climáticos foi incorporado à ferramenta, por meio da qual é possível ter acesso a informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O mapa interativo sobre as oscilações de calor apresenta quatro níveis: sem excesso de calor, excesso de calor leve, severo ou extremo.
Outro dado presenta na ferramenta é a inclusão das localidades com focos do mosquito da dengue, as quais serão qualificadas de acordo com os níveis de alerta de dengue, que vão variar de ‘Rotina’ até o mais grave, ‘Nível 3’.
Os viajantes também terão à disposição informações sobre saúde referentes ao local de destino, como vacinas exigidas para doenças prevalentes na região.
“Não precisa ser um especialista para buscar informações e saber como se proteger. Nosso foco é apoiar as secretarias municipais na organização das ações e informar a população de forma clara e transparente”, explicou a secretária de Saúde, Claudia Mello.
Novo painel de arboviroses
A nova versão do Monitora RJ conta com mais informações sobre dengue, zika, chikungunya e oropouche, além de permitir a visualização de mapas interativos sobre a incidência de dengue nos municípios fluminenses. O painel apresenta três níveis de alerta estão: Nível Rotina, Alerta 1; Amarelo, 2; Laranja, e 3, Vermelho.
Há ainda um mapa com notificações de casos por setor censitário – localidades específicas, aglomerados de ruas e quarteirões -, para que os agentes de saúde identifiquem as localidades e combatam o mosquito da dengue, além de alertar a população sobre a doença.
O Monitora.RJ permite anda o acesso ao APP da dengue, voltado para o profissional de saúde, com classificação e tratamento para oferecer ao paciente. O aplicativo reúne ainda toda a documentação para apoiar gestores, profissionais de saúde e técnicos sobre o tema de arboviroses.
A ferramenta possui ainda o “10 minutos salvam vidas”, campanha de orientação da população sobre os cuidados para evitar focos do mosquito nas residências.