Moraes oculta da biografia homenagens militares, afirma revista

A Revista Sociedade Militar afirmou, nesta quarta-feira, 19, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes omite de sua biografia “condecorações significativas”. 

Conforme a publicação, Força Aérea Brasileira (FAB), Exército e Marinha concederam ao magistrado diversas honrarias, mas muitas delas estão ausentes no perfil do ministro dentro do site do STF.

Em sua apresentação institucional, o veículo de comunicação se diz especializado em segurança pública, Defesa, militarismo, Forças Armadas e geopolítica.

Leia mais notícias de Política na Oeste

O texto afirma que, nos registros do STF, é possível encontrar uma relação detalhada das condecorações que o ministro recebeu ao longo de sua carreira, tanto civis quanto militares. Ao todo, o STF cita 18 homenagens. 

Alexandre de Moraes em cerimônia de entrega da Medalha do PacificadorAlexandre de Moraes em cerimônia de entrega da Medalha do Pacificador
Antes de se tornar ministro do STF, Alexandre de Moraes recebeu da FAB a Medalha do Pacificador | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Moraes recebeu Medalha do Pacificador

O material da revista destaca, contudo, a ausência de importantes honrarias militares. Entre elas estão homenagens das Forças Armadas, como a Ordem do Mérito Aeronáutico, concedida pela FAB, em outubro de 2016.

A publicação acrescenta que a biografia oculta outra “importantíssima” condecoração: a Medalha do Pacificador, outorgada pelo Exército Brasileiro em julho de 2015. Nessa época, Alexandre de Moraes trabalhava como secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Segundo a Constituição, a Medalha do Pacificador é concedida “aos militares e aos civis brasileiros que, em tempo de paz, no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões de caráter militar, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida”.

YouTube videoYouTube video

Ministro ganha título de “Grande Oficial”

Em abril de 2016, o Exército Brasileiro ofereceu ao ministro a Ordem do Mérito Militar, uma das mais altas distinções concedidas pela força. Juntamente com essa honraria, Moraes ganhou o título de “Grande Oficial”. 

O ministro acumula, na lista de homenagens nesse sentido, a medalha Mérito Tamandaré, comenda entregue pela Marinha em 2018. A honraria, contudo, também está ausente da biografia publicada no site do STF.

Alexandre de Moraes durante cerimônia de entrega da Medalha Tamandaré, concedida pela MarinhaAlexandre de Moraes durante cerimônia de entrega da Medalha Tamandaré, concedida pela Marinha
Alexandre de Moraes durante cerimônia em 2018, quando recebeu da Marinha a Medalha Tamandaré | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Leia também: “Hora da escolha“, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 230 da Revista Oeste



NOTÍCIA