O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu, no último sábado, 7, a Fazenda Santa Cruz do Kurata, localizada no município de Mirante do Paranapanema, interior de São Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com os próprios invasores, cerca de 138 famílias participaram da ação, “que tem como objetivo pressionar o Estado para a arrecadação de terras para a reforma agrária”.
Fazenda invadida pelo MST tem 1,4 mil hectares
Essa é a 13ª vez que a fazenda de 1,4 mil hectares é invadida pelo MST. O grupo afirma que “espera agilidade do Estado no processo de destinação de terras e assentamentos para o movimento”.
A invasão ocorreu depois do recuo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de homenagear o MST no desfile do 7 de Setembro.
O recuo de Lula
O movimento seria homenageado por Lula em Brasília. No entanto, o petista recuou do convite, em razão da polêmica que a iniciativa gerou, sobretudo nas redes sociais.
Dois representantes do MST estariam no evento. O objetivo do Palácio do Planalto era que o grupo fizesse uma participação simbólica na cerimônia ao lado de grupos que trabalharam no resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Leia mais: “Maduro usa boné do MST durante evento na Venezuela”