Na contramão da folia: conheça lugares para ‘fugir’ do carnaval no Rio

O carnaval do Rio já está batendo à porta. Com os blocos tomando as ruas, a cidade entra oficialmente no ritmo da folia, com os megablocos. Para muitos, esse é o momento mais esperado do ano, mas há aqueles que preferem fugir do batuque e buscar lugares mais tranquilos, longe do agito dos tamborins e da multidão.

Se você faz parte do time que quer paz e sossego durante os dias de folia, há destinos perfeitos no Rio para desacelerar e recarregar as energias. De cachoeiras escondidas a cidades serranas charmosas, confira cinco lugares ideais para quem quer ir na contramão do carnaval.

Visconde de Mauá (Sul Fluminense)

97a7828ee8a79d862f0109b4f5e34dde97a7828ee8a79d862f0109b4f5e34dde
Vila é uma ótima opção para quem deseja curtir o carnaval a dois. Foto: Reprodução/viscondedemaua.com.br

Se a ideia é trocar o som do samba pelo canto dos pássaros e o barulho das cachoeiras, Visconde de Mauá é o destino ideal. Localizada na divisa entre Rio e Minas Gerais, no município de Resende, a vila é famosa pelo clima ameno, natureza exuberante e pousadas rústicas, proporcionando uma imersão completa na tranquilidade.

Os vilarejos de Maringá e Maromba são os mais procurados por quem busca paz e sossego. Além das trilhas e cachoeiras – como a famosa Cachoeira do Escorrega –, a gastronomia local também é um grande atrativo, com restaurantes que servem pratos típicos da culinária mineira e fondues perfeitos para as noites frias.

Sana (Norte Fluminense)

13736540191373654019
Cachoeira Sete Quedas é uma das mais procuradas. Foto: Divulgação/Erica Ferreira

Quem busca paz e contato com a natureza encontra em Sana, no município de Macaé, uma excelente opção. Localizado na Região Norte Fluminense, o vilarejo é cercado por montanhas, rios e cachoeiras, oferecendo paisagens de tirar o fôlego.

Ideal para quem quer fugir da agitação do carnaval, Sana é o destino perfeito para quem curte ecoturismo. Trilhas pela mata, banhos de rio e cachoeiras como a Cachoeira do Sana são apenas algumas das atrações do lugar. A pequena comunidade também conta com pousadas que tornam o refúgio ainda mais especial.

Nova Friburgo (Região Serrana)

01 encontrodosrios 2 101 encontrodosrios 2 1
Lumiar atrai visitantes de todos os lugares do Rio – Foto: Divulgação

A aproximadamente duas horas da cidade do Rio, Nova Friburgo oferece um clima ameno e paisagens deslumbrantes. Os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, pequenos vilarejos rodeados por cachoeiras e trilhas, são os grandes destaques para quem busca tranquilidade.

Em Nova Friburgo, a pressa não tem vez. Os dias podem ser passados com banhos de rio, caminhadas na mata ou momentos de relaxamento em cafés charmosos. À noite, em vez da folia dos blocos, os visitantes podem curtir restaurantes aconchegantes e música ao vivo em um ritmo bem mais tranquilo.

Ilha Grande (Costa Verde)

prefeitura municipal de angra dos reis rjilha grande0507190833prefeitura municipal de angra dos reis rjilha grande0507190833
Local possui áreas isoladas que garantem uma experiência mais tranquila. Foto: Divulgação/Prefeitura de Angra dos Reis

Para quem deseja um refúgio tranquilo, cercado pela natureza, Ilha Grande, em Angra dos Reis, é uma excelente escolha para escapar da agitação do carnaval. Com praias paradisíacas, como Lopes Mendes e Aventureiro, e trilhas pela Mata Atlântica, a ilha oferece paz e sossego.

Embora seja um destino turístico popular, Ilha Grande possui áreas isoladas que garantem uma experiência mais tranquila, ideal para quem quer relaxar, fazer caminhadas e aproveitar a beleza natural, longe do tumulto das grandes festas.

Itatiaia (Sul Fluminense)

phoca thumb l agulhas negras 2791m crdito daniel toffoli pniphoca thumb l agulhas negras 2791m crdito daniel toffoli pni
A cidade abriga o Parque Nacional de Itatiaia – Foto: Divulgação ICMBio/Daniel Toffoli

Itatiaia é um destino versátil que agrada tanto os aventureiros quanto quem prefere relaxar em uma pousada aconchegante.

A cidade abriga o Parque Nacional de Itatiaia, um verdadeiro santuário ecológico, com trilhas de diferentes níveis, piscinas naturais e cachoeiras impressionantes, como a Cachoeira Véu da Noiva. Para quem busca um desafio, o Pico das Agulhas Negras, um dos pontos mais altos do Brasil, é uma atração imperdível.

Já para aqueles que preferem um refúgio mais estruturado, Penedo – o famoso bairro de influência finlandesa – é uma excelente opção. Entre um chocolate quente artesanal e uma arquitetura que dispensa apresentações, fica fácil esquecer que o carnaval está acontecendo a quilômetros de distância.



NOTÍCIA