‘Narcotráfico utiliza ONGs para facilitar tráfico de drogas e humano’, diz Silvia Waiãpi

A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) disse que o narcotráfico utiliza organizações não governamentais (ONGs) para facilitar o tráfico de drogas e de pessoas. A parlamentar concedeu entrevista ao Jornal da Oeste, nesta quarta-feira, 23.

“É muito grave o que está acontecendo na Amazônia brasileira”, disse Silvia. “Você tem a atuação do narcotráfico, que utiliza também organizações não governamentais para facilitar o tráfico de drogas nessas regiões, e inclusive o tráfico humano.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Silvia comentou dois projetos de lei de sua autoria para regular e fiscalizar as atuações das ONGs na Amazônia brasileira. Uma das propostas cria o Cadastro Nacional das Organizações Não Governamentais.

O outro projeto exige uma autorização prévia do Ministério da Defesa para a atuação de organizações da sociedade civil em terras federais em posse indígena localizadas na faixa de fronteira.

“Encaro os meus projetos de lei como uma questão de soberania nacional”, afirmou Silvia. “Como uma mulher do Norte, da Amazônia brasileira e que vive dentro da sua terra, observo a atuação dessas organizações não governamentais.”

ONGs são financiadas por outros países

Oposição pede informações ao governo Lula sobre repasse de R$ 315 milhões a ONGsOposição pede informações ao governo Lula sobre repasse de R$ 315 milhões a ONGs
Queimada é vista em meio a área de floresta próxima a Porto Velho | Foto: Bruno Kelly/Amazonia Real

Segundo a parlamentar, atualmente não há um controle do trabalho das ONGs presentes no Brasil. Além disso, essas organizações atuam de forma independente com financiamento de outros países e em áreas com pouca fiscalização do Estado brasileiro.

“Essas ONGs atuam com o fundo internacional, que passam esse dinheiro para o Fundo Amazônia, por exemplo, e começam a decidir pelos gestores, pela administração pública”, afirmou Silvia no Jornal da Oeste. “Eles querem dizer como o brasileiro deve viver em seu próprio território. É gravíssimo. Isso é um atentado à soberania nacional.”

Silvia Waiãpi ainda criticou o discurso ambientalista que sustenta e financia as ONGs que atuam na Amazônia. As organizações recebem dinheiro internacional para supostamente preservar a floresta no Brasil.

“Muitas das vezes, por causa de ideologias ou daquela massa de controle do pensamento, que diz defender o que é sustentável, você fica oprimindo o povo do Norte brasileiro com ONGs que são abastecidas com o dinheiro de fundos internacionais para serem utilizados contra a soberania do Brasil.”

Confira a entrevista completa da deputada federal Silvia Waiãpi ao Jornal da Oeste, no canal da Revista Oeste, no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.

YouTube videoYouTube video

Leia também:



NOTÍCIA