O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou o pronunciamento de Natal, na noite desta segunda-feira, 23, em rede nacional. No discurso, o petista agradeceu aos eleitores pelas mensagens que recebeu enquanto esteve internado no Hospital Sirio-Libanês para realizar uma cirurgia no crânio.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Durante a fala, Lula voltou a dizer que seu objetivo é transformar o Brasil em um país “mais justo e sem fome”. Também disse que a “base de seu governo é o diálogo”.
Lula prega harmonia entre os Três Poderes
Além disso, o presidente pregou harmonia entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Disse ainda que o Brasil vive hoje “uma economia forte” e que está colhendo o fruto de seu trabalho.
Essa declaração, contudo, ocorre no momento em que investidores estão reticentes em razão do pacote fiscal apresentado pelo governo Lula e aprovado pelo Congresso. Analistas de economia afirmam que esse projeto ficou “muito aquém do que é necessário para fechar o buraco enorme do Orçamento”. Além disso, o dólar fechou hoje em R$ 6,19.
Presidente prega mensagem cristã
O petista também usou o discurso para pregar a mensagem cristã. “O Natal é um bom momento para relembrarmos os ensinamentos de Cristo: a compaixão, a fraternidade, o respeito e o amor ao próximo.” Também reafirmou o paternalismo de seu governo ao dizer que trabalha para “cuidar das pessoas”.
Lula terminou o discurso para defender seu governo, que, de acordo com ele, “é eficiente”. Afirmou também que está colhendo os frutos que plantou, “mas é preciso continuar plantando”. “Semear, adubar, irrigar e cuidar, sempre e sempre”, disse. “Em 2025, redobraremos nossas forças para o plantio. E que a colheita seja cada vez mais generosa.”