Oposição não poupa críticas por fala de Janja na China

A oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poupou críticas à primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, por sua fala durante jantar de membros da delegação brasileira com o secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, nesta terça-feira, 13. Ela pediu a palavra e criticou a rede social TikTok.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Integrantes da comitiva relataram que a declaração causou constrangimento e desconforto. Nomes da oposição, como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), usaram as redes sociais para criticar a conduta da primeira-dama. “Nem o Xi Jinping quis render a narrativa de algoritmo da Janja”, escreveu Nikolas.

O deputado é um dos principais nomes da oposição a usar as redes sociais para criticar ações do governo Lula com enorme sucesso. Os vídeos sobre a taxação do Pix e o recente escândalo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) furaram a bolha na internet.

YouTube videoYouTube video

Em coletiva no fim de sua viagem a Pequim, Lula negou qualquer tipo de desconforto.

“Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança para a gente discutir a questão digital, sobretudo o TikTok”, disse Lula. “E aí a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e crianças.”

Lula também não escondeu sua irritação com o vazamento da conversa.

“Alguém teve a pachorra de contar uma conversa que aconteceu em um jantar e que era muito pessoal e confidencial” afirmou. “Se o ministro estivesse incomodado, ele deveria ter me procurado e pedido para sair (da reunião).”

Segundo Lula, além das autoridades chinesas, só estavam presentes no encontro seus ministros, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o deputado Elmar Nascimento (União–BA).

Deputados da oposição criticaram Janja nas redes

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) escreveu: “Janja foi pra China, tentou lacrar… e passou vergonha internacional”, disse o líder da oposição na Câmara. “Criticou o TikTok bem na frente do Xi Jinping, num encontro diplomático. Irritou a comitiva chinesa e envergonhou o Brasil. Primeira-dama não é chanceler. Diplomacia não é palco de lacração.”

Outro membro da oposição, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), também publicou críticas. “Vexame internacional”, escreveu ele.

O parlamentar Marcel Van Hattem (Novo-RS) republicou trecho da notícia que relatava o caso. “Muito obrigado, Janja”, ironizou.

Leia também: “Morte clínica em Brasília”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 268 da Revista Oeste





NOTÍCIA