O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou, nesta sexta-feira (11), em suas redes sociais, que teve uma conversa com o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, sobre a proposta de expansão das linhas do metrô para atender à Zona Norte, Jacarepaguá e o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste.
De acordo com Paes, a prefeitura está à disposição para liberar potencial construtivo que ajude a viabilizar o início das obras.
“Conversei agora pela manhã com o secretário de transportes do estado Washington Reis e encaminhei com ele a nossa posição favorável à expansão do metrô do Rio. Importante fazermos a linha seis (atendendo Jacarepaguá e a Zona Norte) e a ligação em direção ao Recreio dos Bandeirantes. Para tal a Prefeitura do Rio está à disposição para liberar potencial construtivo que ajude a financiar a obra”, afirmou o prefeito.
Integração do RioCard com o Jaé
Além disso, como contrapartida, Paes solicitou ao secretário que o Estado promova imediatamente a integração do Riocard com o sistema Jaé — medida que, segundo ele, acabaria com a “caixa-preta dos empresários” do transporte. Atualmente, o sistema de bilhetagem da prefeitura funciona apenas nos modais municipais do Rio, como ônibus, BRT, VLT, vans e os chamados “cabritinhos”.
“Solicitei ao secretário, como contrapartida, que o Estado faça imediatamente a integração do Riocard com o Jaé (o que acaba com a caixa-preta dos empresários de ônibus)”, escreveu.
SuperVia
Por fim, o prefeito também pediu que a administração da SuperVia na capital carioca, atualmente sob responsabilidade do Estado, seja transferida para a prefeitura.
“Queremos fazer com a SuperVia a mesma recuperação que fizemos com o BRT. São muitos anos de maus-tratos ao povo carioca com o péssimo serviço de trens que temos por aqui. Tenho certeza de que essa parceria dará muitos frutos”, finalizou.