Por que Lula não passou o poder para Alckmin?

O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) apresentou um requerimento de urgência para ouvir os ministros Paulo Pimenta (Secom) e Rui Costa (Casa Civil), com o objetivo de esclarecer os motivos de Lula não ter transmitido o cargo para o vice-presidente Geraldo Alckmin durante sua internação na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O presidente foi internado às pressas no início do mês em virtude de uma hemorragia intracraniana, causada por uma queda que sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada em outubro deste ano. Mesmo na UTI, o Lula seguiu fazendo despachos e negociações com o Congresso Nacional. 

Em entrevista a Oeste, Evair de Melo afirma que a postura do petista “se recusou a transmitir o cargo ao vice-presidente Geraldo Alckmin”. O deputado afirma que trata-se de um “desrespeito gritante às normas constitucionais e à democracia”. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Isso é uma afronta à estabilidade institucional do país”, declara. “Até a Janja já substituiu Lula cumprindo agendas, mesmo sem cargo nenhum no governo. Essa decisão demonstra, sem sombra de dúvidas, que Lula não confia em seu próprio vice.” 

O parlamentar diz ser necessário ter “respostas concretas e plausíveis sobre essa situação” e, para isso, é necessário cobrar “explicações” dos ministros Rui Costa e Paulo Pimenta. 

“O que explica essa postura? Será medo de que Alckmin exponha a falta de unidade dentro do governo? Ou é simplesmente mais um exemplo de centralização de poder nas mãos do PT, colocando os interesses de um partido acima dos interesses do Brasil?”, indagou.

Deputado quer “respostas concretas” sobre postura de Lula

Evair de Melo ainda destaca que os ministros de Lula precisam dar explicações que demonstrem “fundamentos jurídicos e administrativos embasaram essa decisão absurda, que desrespeita a lógica, as normas constitucionais e a confiança que a população deposita nas instituições democráticas”.

“A população exige transparência e,nós, não podemos tolerar atitudes que coloquem o Brasil à mercê de desmandos e vaidades políticas. Estaremos vigilantes, cobrando explicações e defendendo a preservação das nossas instituições contra esse tipo de manobra”, acrescentou o parlamentar.

A reportagem “O vice decorativo” de Anderson Scardoelli e Uiliam Grizafis está disponível na internet. A íntegra é exclusiva à comunidade de assinantes da Revista Oeste.



NOTÍCIA