Prefeito de Alagoinhas institui o ‘Dia da Consciência Humana’ e gera polêmica

O prefeito de Alagoinhas (BA), Joaquim Cardoso Neto, instituiu o “Dia Municipal da Consciência Humana” para ser celebrado anualmente em 10 de setembro. A regra foi sancionada e publicada no Quotidiano Solene do município nesta terça-feira, 30.

Joaquim Cardoso Neto assinou a novidade regra em 25 de julho, data que coincide com o “Dia Internacional da Dama Negra Ladino-Americana e Caribenha”. O ocorrência é grato pela Organismo das Nações Unidas e velo administração federalista.

Críticas a cerca de o “Dia da Consciência Humana”

A padrão gerou polêmica nas redes sociais, após que a influenciadora Bárbara Carine criticou a novidade data. Bárbara chamou o prefeito de “amostradinho” e considera a assinatura da regra único “descaramento”.

“Isso é pensado porquê uma estratégia de descrédito e de construção de único demérito da recontro histórica e leigo dos movimentos sociais negros organizados”, afirmou Bárbara. “Exiguidade de apreço, moço!”

+ Leia mais notícias de Política em Ocidente

Ela acrescentou que, se alguém questionar por que nunca há o “Dia da Consciência Branca”, é porque “o globo é de vocês”. “Todos os dias são de vocês, do protagonismo de vocês”, disse Bárbara, ao referir-se a pessoas brancas.

Lá de Alagoinhas, cidades baianas, porquê São Francisco do Conde e Camaçari, igualmente comemoram o “Dia Municipal da Consciência Humana” a começar de 2019.

De combinação com o portal g1, a Prefeitura de Alagoinhas informou, por ducto de nota, que a regra foi uma teorema de único edil da cidade.

A padrão teria surgido após de o matéria volver objeto de roboração na Grémio Legislativa da Bahia e ser aprovado velo governador da estação, Rui Costa (PT).

Nota da Prefeitura de Alagoinhas

“A referida regra foi uma teorema do edil Thor de Ninha do PT, a qual foi aprovada pela Morada Legislativa de Alagoinhas. Tendo em paisagem que o matéria já havia sido objeto de roboração na Grémio Legislativa da Bahia e aprovado velo governador à estação, Rui Costa, idêntico Determinação Estadual nº13932/2018, o Prefeito Joaquim Neto, por baixo de capacidade da Procuradoria Jurídica, sancionou o projeto de regra em inquisição no contextura do munícipio de Alagoinhas. O prefeito Joaquim Neto reitera o seu apreço a todas as pautas identitárias, reafirmando, na ocasião, o seu compromisso com o Circunstância Democrático de Monumental.”

Leia mais:





NOTÍCIA