‘Presos do 8 de janeiro são moeda de troca’, diz Sebastião Coelho

O desembargador aposentado Sebastião Coelho disse que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usa os réus do 8 de janeiro para barganhar com a direita. O jurista, que defende os investigados pelos atos de 2023, deu a declaração durante entrevista ao Jornal da Oeste, nesta terça-feira, 29.

“O assunto do 8 de janeiro me revolta”, afirmou Coelho. “Convivo com essas pessoas. Vou ao presídio. Então, estou revoltado com isso que está acontecendo. Essas pessoas do 8 de janeiro, infelizmente, serão objeto de moeda de troca.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O desembargador comentou a decisão de Arthur Lira de retirar de pauta o Projeto de Lei 2.858/22, conhecido como PL da Anistia, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta visa a perdoar os manifestantes dos atos de 8 de janeiro de 2023.

Lira disse que vai enviar o PL da Anistia para uma comissão especial, onde o texto deve ser analisado. O anúncio ocorreu durante entrevista à emissora GloboNews, nesta terça-feira.

Sebastião Coelho critica parlamentares

PL da Anistia teve votação atrasada na CCJ | Foto: Reprodução/Wikimedia CommonsPL da Anistia teve votação atrasada na CCJ | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
PL da Anistia teve votação atrasada na CCJ | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Durante entrevista ao Jornal da Oeste, Sebastião Coelho também criticou os parlamentares que não apoiam o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Os senhores tem que botar a cara a tapa”, disse Coelho. “Os senhores já receberam nossa outorga de procuração para agirem em nosso nome. Aí, daqui dois anos, os deputados vêm: ‘Olha, sou democrata’. Coisa nenhuma, vocês são covardes. Quem não vota o impeachment de Alexandre de Moraes é covarde. Quem não vota a anistia é covarde.”

Leia também: “Os exilados políticos do 8 de janeiro”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 229 da Revista Oeste

Sebastião Coelho ainda pediu que os parlamentares da direita realizem obstrução em sessões do Congresso para obrigar os presidentes da Câmara e do Senado a pautarem a proposta.

“Estou aqui para botar a cara para lutar, para denunciar todo esse arbítrio que é cometido pelo STF”, disse Coelho. “E esse Senado, covarde, vendido. Esses senadores, que não têm vergonha na cara, não fazem nada.”

Confira a entrevista completa do desembargador aposentado Sebastião Coelho ao Jornal da Oeste, no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.

YouTube videoYouTube video

Leia também:



NOTÍCIA