Projeto visa ao resgate e à valorização da pesca artesanal em Maricá

O Instituto Redemar Brasil iniciou 2025 com o lançamento do Projeto Arranque, uma iniciativa que busca revitalizar a pesca artesanal em Maricá, na Região Metropolitana do Rio.

O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura e com o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e tem como objetivos resgatar a tradição da pesca artesanal, torná-la sustentável e melhorar a qualidade de vida dos pescadores locais.

As ações do projeto incluem oficinas práticas de manutenção de motores, reparo de embarcações, saúde e segurança no trabalho, além de radiocomunicação marítima. Essas atividades têm como objetivo qualificar os pescadores, estimular a geração de renda e aumentar a segurança no mar, contribuindo para a redução de perdas humanas em áreas costeiras.

Estratégias para fortalecer a pesca artesanal

Outro destaque do projeto é o mapeamento socioeconômico das comunidades pesqueiras no entorno da Lagoa de Maricá. O levantamento irá identificar as necessidades locais e elaborar estratégias para fortalecer o setor, com foco na criação de políticas públicas específicas, conforme conta André Cavalcanti, coordenador do projeto.

“Neste primeiro momento, vamos focar nas comunidades de Zacarias, Araçatiba e Ponta Negra, apresentando o projeto às lideranças pesqueiras locais e ao público em geral. Também vamos envolver o poder público para garantir um trabalho sólido de resgate da cultura da pesca na Lagoa de Maricá”, explica.



NOTÍCIA